Politica

Pizzolato "prefere morrer" a cumprir pena no Brasil, diz senador italiano

Carlo Giovanardi vai pedir a revogação da extradição do ex-diretor do Banco do Brasil

postado em 05/05/2015 06:00

Carlo Giovanardi vai pedir a revogação da extradição do ex-diretor do Banco do Brasil

O senador italiano Carlo Giovanardi, integrante da Comissão de Justiça do Senado do país europeu e do bloco partidário de centro-direita do Parlamento, disse que vai pedir a revogação da extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. O senador alega que as prisões brasileiras não têm condições adequadas e Pizzolato lhe disse que ;prefere morrer a descontar a pena por anos em uma penitenciária do Brasil;.

Leia mais notícias em Política

Giovanardi, que esteve com Pizzolato na prisão de Sant;Anna di Modena, no norte da Itália, onde o ex-diretor do BB está detido desde fevereiro, disse que pedirá ao Ministério da Justiça local que reveja a decisão de mandar o detento de volta para o Brasil ainda este mês. Em nota publicada em sua página na internet, logo após o encontro com Pizzolato, o senador italiano destacou ainda que, na Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde o brasileiro deve cumprir a sentença, foram registrados, em 2013, ;dois suicídios, 14 homicídios, 30 mortes, 147 feridos e 109 lesões;.

Pizzolato, que tem dupla cidadania (brasileira e italiana), foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção passiva, estelionato e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, mas fugiu para a Itália em 2013. No ano passado, foi preso pela Interpol portando documentos falsos do seu irmão, Celso Pizzolato, morto em 1978.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação