Politica

Oposição promete entregar pedido de abertura de ação penal contra Dilma

Antes de viagem ao México, a petista disse não temer impeachment

Paulo de Tarso Lyra
postado em 25/05/2015 07:00
Na semana em que o Planalto volta as atenções para a votação de uma das MPs do ajuste fiscal ; crucial para o rearranjo das contas públicas ;, a presidente Dilma Rousseff sofrerá pressão extra por parte de opositores. Os líderes dos partidos de oposição entregam amanhã, na Procuradoria-Geral da República, o pedido de abertura de ação por crime comum contra a presidente Dilma Rousseff. Os oposicionistas querem que a petista seja punida pelas chamadas ;pedaladas fiscais; identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2013 e 2014. Ao atrasar o repasse de recursos para os bancos públicos pagarem os programas sociais, a manobra contábil serviu para o Tesouro Nacional assegurar o cumprimento da meta de superavit primário.

Alunos do CEF 01, do Gama, fazem documentários desde 2013 sobre corrupção: integração multidisciplinar ajuda a mudar a percepção da própria realidade

[SAIBAMAIS]A ação penal foi a estratégia escolhida por PSDB, PPS, DEM e PSC após ver frustradas as esperanças de um pedido de impeachment da presidente. ;O que nós queríamos, de fato, era o impeachment. Gostaríamos muito. Mas, para isso, teríamos de ter fundamentos jurídicos e políticos que não temos;, explicou ao Correio o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR).


O deputado lembra, contudo, que o pedido que será feito amanhã ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderá, ao fim do processo, resultar no afastamento político da presidente Dilma. ;Se for, de fato, comprovado que ela cometeu crime de responsabilidade fiscal, o Congresso poderá autorizar o afastamento de Dilma por um prazo de até 180 dias, mesmo tempo previsto quando se abre um pedido de impeachment contra um presidente;, corroborou o líder da minoria na Câmara, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

A escolha feita por PSDB e aliados provocou um estremecimento nas relações entre os políticos e os movimentos populares que defendem o impeachment da presidente Dilma. Nas redes sociais, inclusive, o Movimento Brasil Livre (MBL) reclamou da atitude da oposição. No último sábado, durante entrevista coletiva após proferir palestra em Brasília, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu os tucanos. ;O PSDB, como tal, jamais defendeu o impeachment. Essa pode ter sido uma posição pontual de um ou de outro integrante, mas não do partido como um todo;, explicou FHC.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação