Politica

Parlamentares viajam e Senado "congela" painel para forjar quórum

Devido à quantidade de parlamentares que viajaram para o são-joão, a Casa vai usar a presença verificada na última terça

Paulo de Tarso Lyra
postado em 25/06/2015 12:09
Os senadores que foram para os estados nordestinos por conta dos festejos juninos ; e aqueles que aproveitaram para não comparecer ao Congresso alegando outros motivos ; não receberão falta, mesmo estando fora de Brasília ao longo de toda a semana. Por uma decisão tomada após a reunião de líderes de terça-feira, o painel da Casa foi congelado, com o quórum de 68 senadores verificados há dois dias, e que valerá para assegurar a abertura dos trabalhos de hoje.

O painel do Senado registrava, ontem, o mesmo quórum de terça: a Casa não apresentou justificativa

O episódio lembra o da Câmara, onde, em vez de congelar o painel, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), resolveu abonar a falta dos parlamentares ausentes, conforme noticiado pelo Correio ontem. Isso significa, na ponta do lápis, que os 151 deputados que foram para os estados alegando a participação nas festas regionais deixarão de ter descontados até R$ 120 mil em seus salários. O líder do PSol na Câmara, Chico Alencar (RJ), foi irônico ao questionar se os colegas gaúchos também seriam abonados na semana da Farroupilha.

A manobra no Senado foi denunciada, em plenário, pelo senador Reguffe (PDT-DF), que não faltou a nenhuma sessão da Casa desde que tomou posse, em fevereiro deste ano. ;Isso é um absurdo, não ocorreu em nenhum momento desde que cheguei aqui;, revoltou-se o parlamentar. ;Não é uma atitude ética;, completou. Para o pedetista, não há nada que justifique a decisão do comando do Senado. ;A população quer que os parlamentares estejam no plenário votando sim ou não nos projetos de interesse para o país, de acordo com as suas consciências;, cobrou Reguffe.

Acordos internacionais

Assessores do Senado afirmaram, extraoficialmente, que a medida teria como objetivo assegurar quórum na sessão de hoje, para a votação de acordos bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos. A presidente Dilma Rousseff viajará no domingo para se encontrar com o presidente Barack Obama e hoje é o último dia para a análise dos acordos.

Para que a sessão ordinária seja iniciada, é necessária a presença de 41 senadores. Para a votação dos acordos, no entanto, basta a maioria simples dos presentes em plenário, a não ser que alguns dos senadores peça verificação de quórum, o que derrubaria a sessão.

O Correio pediu ao Senado explicações sobre a manobra que congelou o painel da Casa. No entanto, até o fechamento desta edição, a instituição não havia respondido à solicitação.



Cerca de 100 pessoas caminharam pela Esplanada dos Ministérios, na tarde de ontem, para pedir a liberação da maconha. O grupo seguiu até o Supremo Tribunal Federal (STF), que se prepara para julgar o recurso de um condenado que foi preso com 3g da substância. O caso terá repercussão geral e, se a decisão da Corte for favorável ao réu, pode liberar o porte de pequenas quantidades do entorpecente no país. O grupo chegou a cantar palavras de ordem dirigidas à presidente da República. ;Dilma Rousseff, libera o beck!”, gritavam os manifestantes, que foram impedidos de se aproximar do Palácio do Planalto por policiais. A área em frente ao palácio estava isolada por conta de uma ameaça de bomba em mochilas abandonadas próximas ao monumento. No entanto, não foram encontrados explosivos. (AS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação