Politica

"Temos de sair deste Fla x Flu", critica Cristovam Buarque em entrevista

Senador do PDT afirma que PT e PSDB promovem uma guerra política mesquinha e recomenda à presidente Dilma deixar a arrogância de lado e propor um grande entendimento nacional. Ele dá um conselho a Rodrigo Rollemberg: na falta de dinheiro, use a criatividade

Ana Maria Campos, Ana Dubeux
postado em 12/07/2015 08:37

Senador do PDT afirma que PT e PSDB promovem uma guerra política mesquinha e recomenda à presidente Dilma deixar a arrogância de lado e propor um grande entendimento nacional. Ele dá um conselho a Rodrigo Rollemberg: na falta de dinheiro, use a criatividade

Todos os dias, ele faz um teste de resistência física e outro, de popularidade. Vence a pé o trajeto de casa, na 215 Norte, até o Senado. Por vezes, o fôlego não aguenta e para na padaria para despachar, lendo mensagens no celular, e avaliar se ;está indo bem na fita;. Ali, na 202 Norte, como no plenário, Cristovam Buarque percebe que há um sentimento geral de déjà-vu. ;É inegável que há um clima de fim de governo Dilma;, sentencia. O senador não contemporiza quando o assunto é o temperamento da presidente, que, a seu ver, potencializa o clima de insatisfação geral: ;Ela deveria deixar a arrogância de lado, ser humilde e buscar o entendimento;, aconselha, depois de comentar que colegas senadores falam abertamente que ;nem o Lula aguenta mais a Dilma;.


Leia mais notícias em Política


O ex-governador também revela um bastidor. Segundo ele, há setores que acreditam que Lula estaria disposto a buscar uma alternativa que contemple uma saída negociada da presidente. Um impeachment seria traumático, mas, com o aval do ex-presidente, a situação mudaria. Nesta entrevista ao Correio, Cristovam não aponta apenas os erros do PT, seu antigo partido. Alfineta seu correligionário Reguffe, por defender a redução da maioridade penal. Sobre a possibilidade de os irmãos Gomes (Ciro e Cid) migrarem para o PDT, ele é explícito: não os receberá de braços abertos.


O desgaste político atinge todos que estão na vida pública, avalia o senador do DF. Cristovam diz que a classe política está em débito com o país. ;Nenhum de nós pode ir a uma manifestação. Estamos todos muitos desgastados. O povo se cansou deste Fla x Flu eleitoreiro entre PT e PSDB;. Ele fala ainda sobre excesso de cotas, se mostra contrário à eleição direta para reitor e diz que o governador Rollemberg caiu numa armadilha e precisa começar a se mexer.

No Senado, o senhor sente que existe um clima de fim de governo Dilma?
Lamentavelmente, existe. Digo lamentavelmente porque, na democracia, o ideal é que um governo termine quando termina o seu mandato. É inegável que há um clima de fim de governo Dilma que vem crescendo nas últimas três ou quatro semanas.

O que complicou?

As declarações dela. Dei um adjetivo e um colega do Senado considerou forte. Mas, francamente, achei aquela entrevista dela à Folha de S.Paulo patética. Além de arrogante, ela estava fora de sentido. Não era uma entrevista de presidente da República. Não parecia estar ligada à crise que a gente está vivendo. Não fez e não vem fazendo gestos para todos os brasileiros, inclusive os que não votaram nela, incluindo aí os da oposição. Ela tinha que fazer gestos neste sentido. Tenho conversado muito com os senadores para saber como vai ser o dia seguinte à manifestação do Tribunal de Contas da União e o dia seguinte ao TSE. Vamos supor que o TSE diga que não tem nada disso e arquive o processo do PSDB contra a presidente. Como vai reagir o PSDB e como vai reagir o governo?

A presidente Dilma deveria mudar a postura?
Ela deveria adotar uma postura humilde e buscar o entendimento. Temos que sair deste Fla x Flu que é o PT x PSDB. Este país não aguenta mais esta disputa. E qual a maneira de encarar isso? Com o entendimento, entre eles, inclusive.

A crise política é maior do que a econômica?
PT e PSDB não têm nenhuma discordância ideológica de interesses diversos. A política econômica da Dilma é muito parecida com o que faria o PSDB. O Joaquim Levy poderia ser ministro do Aécio. A disputa está sendo eleitoreira e comportamental. Cada um dizendo que é o outro que rouba. Questão de comportamento. E eleitoreira. Cada um vendo como tira proveito das falhas do outro. Isto tem que ser quebrado. Como se quebra isso? Com o entendimento.

A presidente tem interesse em fazer esse entendimento?

A minha preocupação hoje é o ânimo da presidente. Ninguém pergunta se as posições políticas permitem. Não é isto que está em discussão. O que está em discussão é a postura da presidente.

Quando começou o descontentamento com o governo Dilma?
Não sei quando começou. Desde o começo do governo se dizia que ela era uma pessoa muito difícil. Ela brigava muito, era uma pessoa muito dura. Eu não sei porque nunca tive contato direto com ela.

Nem quando foram ministros juntos?
Tive muito pouco contato com a Dilma. Eu tive uma ou duas reuniões em pé. Ela chamou para um almoço os senadores do PCdoB e do PDT, uma única vez. Tinha uma história interessante: antes de sentarmos à mesa, sentamos num sofá, ela resolveu manifestar interesse com o resultado das Olimpíadas de Matemática porque o Colégio Militar tinha se saído muito bem. Eu disse pra ela: ;Presidente, é isso que precisamos para o Brasil, federalizar as escolas. Elas são as melhores;. Daí, fui pro meu gabinete e escrevi uma carta de quatro páginas em que proponho como fazer os Cieps da Dilma. Um Cieps por cidade para substituir o sistema carcomido e velho que está ali por outro, com professores federais, escolas com a qualidade federal, com equipamentos da melhor qualidade em horário integral. Entreguei a Gleisi Hoffmann, entreguei ao Gilberto Carvalho, a outros ministros. Nunca recebi uma resposta, nunca me mandaram conversar com o ministro da Educação para saber se aquilo prestava ou não. Foi a única conversa que tive com a Dilma. Para mim, esse é o maior problema do Brasil hoje: falta de diálogo com a presidente da República.

Na sua avaliação, o ex-presidente Lula está insatisfeito com o rumo das coisas?
Os senadores do PT falam abertamente que o Lula não aguenta mais a Dilma, que ele não suporta mais essa situação, que o Lula está se afastando mais e mais dela.

Acha que Lula está buscando uma alternativa que contemple uma saída negociada da Dilma?
Tem muita gente que fala que o Lula está querendo que ela renuncie. Nenhum dos senadores do PT me disse isso, mas a gente sabe que dentro do PT muita gente acha que a melhor saída para o próprio partido seria a renúncia dela. Aí, o vice assumiria, que não é inimigo, e o PT construiria o seu caminho dentro ou até fora do governo. O Lula é uma pessoa inteligente. Essa posição poderia até acalmar o Brasil hoje; se tiver o aval do Lula, naturalmente.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação