Politica

Quem te representa? Teste compara ações dos deputados à opinião do eleitor

A página que oferece o serviço bateu os 20 mil acessos em dois dias. Dados da Câmara dos Deputados alimentam o sistema

postado em 05/08/2015 16:47

A página que oferece o serviço bateu os 20 mil acessos em dois dias. Dados da Câmara dos Deputados alimentam o sistema

Depois das eleições, você já se perguntou como o seu deputado vota nos projetos de lei e se ele representa os seus interesses? Pensando nisso, um grupo da Universidade Federal de Campina Grande criou um site que analisa a compatibilidade política entre você e os deputados eleitos. No Quem me representa?, você dá a sua opinião sobre temas das principais votações na Câmara dos Deputados neste ano e recebe o ranking dos parlamentares de acordo com a afinidade nas votações.

O sistema calcula uma porcentagem de compatibilidade e ainda detalha qual o voto de cada de deputado em cada pauta. O ranking pode ser nacional ou local. Entre as votações analisadas estão a redução da maioridade penal, o financiamento privado das campanhas para partidos e candidatos e a terceirização, assuntos que causaram polêmica no Legislativo. Desde que entrou no ar, na última segunda-feira (3/8), o Quem me representa? superou 20 mil acessos.

Leia mais notícias em Política

O criador do projeto, Andryw Marques, explica que viu a necessidade de levar mais informação sobre a política para a população. Ele percebeu, nas eleições de outubro de 2014, um engajamento crescente com o assunto: ;Nas redes sociais, vemos que a politização é cada vez maior, mas muitas pessoas se perguntam se realmente estão sendo representadas por candidatos que elegeram;.

Todos os dados foram retirados do site da Câmara dos Deputados, que disponibiliza detalhes sobre as votações. Marques criou um código para compilar todas essas informações e unificar a busca em um só sistema, prático e rápido, que ainda calcula a porcentagem de coincidência entra a sua opinião e o voto de cada candidato.

Os dados já haviam sido coletados por outro projeto do Laboratório Analytics, da UFCG. O site House of Cunha mostra um mapa de votações na Câmara para analisar quais deputados se afinizam nas votações. As ideias para os dois sites surgiram a partir do evento Hackfest, em que programadores e designers se reuniram, em maio, para colaborar no desenvolvimento de softwares.

Faça o teste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação