Politica

Dilma recebe lista com nomes para Procurador Geral da República

Atualmente no cargo, Rodrigo Janot, foi o mais votado na eleição interna do Ministério Público

postado em 06/08/2015 12:37

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, entregou a lista tríplice com os nomes dos para o cargo de procurador-geral da República à presidente Dilma Rousseff. Ele se encontrou com ela na manhã de hoje no Palácio do Planalto, junto com o vice-presidente da ANPR, Humberto Jacques de Medeiros.


Atualmente no cargo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi o mais votado na eleição interna do Ministério Público divulgada ontem. Ele obteve expressiva maioria, com 799 votos, o que representa 81% dos votos de 983 procuradores. O mandato de Janot termina em setembro, mas a presidente não tem um prazo para nomear o próximo procurador ou reconduzir o atual ao cargo.

Leia mais notícias em Política


O encontro de Cavalcanti com a presidente é um esforço para que ela cumpra a lista, já que não há uma obrigação legal. A ordem da indicação, contudo, tem sido respeitada desde o primeiro governo do PT. Após a indicação da presidente, Janot precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ser aprovado em votação secreta no plenário da Casa.


Em nota, a ANPR afirmou que ;ao receber o resultado da votação, a presidente Dilma Rousseff fez referência à importância da consulta aos membros do Ministério Público Federal;. Janot é seguido na lista pelos subprocuradores-gerais da República Mario Bonsaglia, com 462 votos, e Raquel Dodge, com 402 votos.

Senado


O desenrolar da operação Lava -ato, que investiga desvios de recursos na Petrobras, é vista como um entrave para a aprovação de Janot. No Senado, 13 parlamentares são investigados. Em julho, o procurador-geral autorizou a Polícia Federal a cumprir mandados de busca e apreensão nas residência de senadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação