Politica

"Esquece delação", diz advogado do senador Delcídio Amaral

O advogado é responsável por ter fechado delações relevantes para as investigações na Operação Lava-Jato, entre elas a do doleiro Alberto Youssef e a do dono da UTC, Ricardo Pessoa

Agência Estado
postado em 11/01/2016 19:41
Integrante da equipe de defesa do senador Delcídio Amaral (PT-MS), o advogado Antônio Figueiredo Bastos assegurou, nesta segunda-feira (16/1) que o petista não irá recorrer à delação premiada. O senador está preso desde o último mês de novembro sob a acusação de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato.

"Esquece delação, não tem delação. Não precisa neste caso porque entendemos que temos condições de fazer uma ótima defesa dele", afirmou Bastos à reportagem. "Vamos enfrentar o mérito na questão do áudio, na questão da conversa, das nulidades que nós entendemos. É uma tese de defesa que, no momento oportuno, vamos colocar nos autos. Acho que agora seria até precipitado informar a estratégia que vou usar", emendou.

O advogado é responsável por ter fechado delações relevantes para as investigações na Operação Lava-Jato, entre elas a do doleiro Alberto Youssef e a do dono da UTC, Ricardo Pessoa.

Leia mais notícias em Política


O pivô da prisão de Delcídio foi a gravação feita por Bernardo, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, preso durante as investigações da Lava-Jato. Na conversa, entre outros pontos, o senador revela um plano para conseguir um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar Cerveró da prisão e enviá-lo para fora do País. Em troca, Cerveró não faria acordo de delação premiada em que citaria o senador.

No início de dezembro, o Supremo negou pedido de habeas corpus apresentado por Delcídio. Segundo o advogado do ex-líder do governo no Senado, um novo pedido de soltura deverá ser apresentado logo após o fim do recesso no Judiciário, previsto para se encerrar no início de fevereiro.

"Com certeza haverá um novo pedido. Vamos insistir nisso. Acho muito discutível a prisão em flagrante, com todo respeito, não houve flagrante. Foi uma questão preparada, urdida para colocar o cliente numa situação de flagrante. Houve um agente provocador que não era nem interessado. Então, isso vai ser discutido", afirmou Bastos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação