Politica

Seminário discute possibilidades de fomentar o diálogo na sociedade

Evento é promovido pelos Diários Associados e pela Aberje

postado em 19/02/2016 08:26
O ministro da Secom, Edinho Silva, será responsável pela abertura do evento

A colaboração entre diferentes forças políticas, com base no diálogo, será o foco do debate no seminário promovido na próxima quarta-feira (24/2) pelos Diários Associados e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O objetivo do evento é discutir possibilidades de construir e de fomentar a comunicação em uma sociedade democrática e cidadã.

O diretor-presidente da Aberje, Paulo Nassar, ressalta que esse é um tema central hoje em dia, uma vez que, com as novas tecnologias e o processo de consolidação da democracia, qualquer assunto gera controvérsias e inúmeros pontos de vista. ;É necessário abrir espaços, plataformas e criar um ambiente cultural que entenda a importância de ouvir o outro e as diferentes visões sobre o mesmo problema, e que não são necessariamente certas ou erradas;, observa Nassar. ;Essa é a essência da sociedade contemporânea e o diálogo é o ritual essencial dessa sociedade;, resume.



No evento, no auditório do Correio Braziliense, será dado um panorama da discussão, que começa com a conferência Diálogo como virtude ; Uma genealogia. Será mostrado como essa forma de se comunicar evoluiu ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga até a era da comunicação digital.

O encontro será, portanto, um exemplo da discussão que propõe, com diversos lugares de fala e apresentando as abordagens filosófica, comunicacional e administrativa. ;Não tem uma visão só, mas todas elas integradas. E também não é um evento com visão partidária, ele é aberto;, destaca Nassar. Por isso, o público-alvo também é diversificado, formado por acadêmicos, advogados, comunicadores, jornalistas e formadores de opinião e lideranças empresariais. Inscrições pelo fone (61) 3214-1554 ou no e-mail dialogarparaliderar.cb@gmail.com.

Programação

9h ; Abertura
Edinho Silva, ministro da Secom
9h20 ; João Elek, diretor da Petrobras
9h30 ; Mesa 1: Dialogar para liderar
Conferência: Diálogo como virtude ; Uma genealogia
Conferencista: Adriano Machado Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP)
Mediador: Caio Túlio Costa, jornalista
Debatedores: Gui Telles, diretor-geral da Uber; e Virginia Galvez, diretora da Secretaria de Comunicação do Senado
13h30 ; Mesa 2: Comunicação e os desafios do presente
Conferencista: Paulo Marinho, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje
Mediador: Caio Túlio Costa
Debatedores: Eduardo Ariel, coordenador da ESPM Rio; Rubens Naves, Advogado

16h ; Mesa 3: Brasil e Democracia ; Novos paradigmas para o diálogo e a liderança
Conferencista: Renato Janine Ribeiro, professor titular da USP
Mediador: Caio Túlio Costa
Debatedores: Eugênio Bucci, jornalista; Luiz Carlos Azedo, colunista do Correio; e Massimo Di Felice, professor da USP

18h ; Encerramento
O papel das lideranças e da comunicação na construção de um novo diálogo nacional ; Alvaro Teixeira da Costa, diretor-presidente do Correio Braziliense

Comunicação, diálogo e relacionamento entre os públicos ; Hamilton dos Santos, Diretor-Geral da Aberje

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação