Politica

Sindicato diz que Moro recebeu ameaças e está sob escolta da PF

Intimidação aconteceu depois da fase da Lava-Jato em que Lula foi conduzido coercitivamente para depor

Eduardo Militão
postado em 08/03/2016 13:33
Curitiba - O presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal no Paraná, Algacir Mikalovski, disse ao Correio na manhã desta terça-feira (8/3) que a PF no estado recrutou ;dezenas; de homens em esquema de revezamento para proteger o juiz da 13; Vara Federal de Curitiba, Sérgio Fernando Moro. Segundo ele, o motivo são ;ameaças; que ;se intensificaram; após a 24; fase da Operação Lava-Jato, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conduzido coercitivamente para depor na sexta-feira (4/3).

[SAIBAMAIS]O superintendente da PF no Paraná, Rosalvo Franco, disse ao jornal que não poderia comentar o assunto por questões de segurança. A assessoria da Justiça Federal não prestou esclarecimentos até o momento. A segurança reforçada para Moro foi providenciada entre a sexta-feira passada e ontem, de acordo com o presidente do sindicato.

De acordo com Mikalovski, as ameaças também foram feitas a policiais. Como medida, o sindicato ajuizou duas ações cíveis por danos morais em favor de delegados da Lava-Jato insultados em redes sociais e prepara mais duas.



Ele disse que a segurança foi prestada sem o pedido de Sérgio Moro, porque essa é uma obrigação da PF, que detectou ameaças a partir de monitoramento de suspeitos. As ameaças foram feitas, em sua maioria, em redes sociais, como facebook e twitter.

Mikalovski não quis polemizar se os autores das ameaças em militantes do PT ou simpatizantes do ex-presidente Lula. De acordo com ele, a atuação da PF é sobre fatos, e não pessoas e partidos, embora isso determinadas pessoas e partidos sejam suspeitos de terem cometido crimes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação