Politica

Advogado quer evitar depoimento de Lula como testemunha de Bumlai

Depoimento do ex-presidente está previsto para a próxima segunda-feira

Eduardo Militão
postado em 10/03/2016 09:31
Curitiba ; O advogado Ralph Lichotti pediu um habeas corpus para o Tribunal Regional Federal da 4; Região para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não preste depoimento como testemunha do pecuarista José Carlos Bumlai na Operação Lava-Jato na próxima segunda-feira. Como ele não defende o petista, o caso foi enviado para os reais defensores do ex-presidente.

[SAIBAMAIS]O Instituto Lula disse que ainda analisa a situação. O Correio perguntou se o petista comparecerá ao depoimento, que será prestado por videoconferência ao juiz Sérgio Moro. ;O ex-presidente Lula cumpre com suas obrigações à Justiça;, respondeu a assessoria do instituto.

A pedido do advogado do petista Roberto Teixeira o Sindicato dos Advogados de São Paulo vai denunciar Moro ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A assessoria de imprensa do Conselho afirmou ao jornal que o juiz não tinha, até ontem, nenhum processo ativo no órgão. Levantamento do Correio mostra que foram arquivados seis processos contra Moro no CNJ desde 2014, quando começou a Lava-Jato.



A intenção do sindicato é que o conselho analise se o juiz cometeu irregularidade ao associar Teixeira como ;pessoa notoriamente próxima; a Lula por ele ter representado o empresário Jonas Suassuna e Fernando Bittar na compra do sítio de Atibaia (SP), atribuído ao ex-presidente.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação