Ministério Público de SP pede a prisão preventiva do ex-presidente Lula

Além de Lula, o MP pediu a prisão de José Adelmário Pinheiro, Fábio Hori Yonanime, Roberto Moreira Ferreira, João Vaccari Neto, Ana Maria Érnica e Vagner Castro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/03/2016 17:23 / atualizado em 10/03/2016 18:54



O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo que investiga os crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica do caso tríplex do Guarujá. É a primeira vez que o Ministério Público pede a prisão do ex-presidente. Além de Lula, o MP pediu a prisão de José Adelmário Pinheiro, Fábio Hori Yonanime, Roberto Moreira Ferreira, João Vaccari Neto, Ana Maria Érnica e Vagner Castro.

Segundo os promotores, a prisão vai garantir que a lei seja aplicada, "pois sabidamente possui poder de ex Presidente da República, o que torna sua possibilidade de evasão extremamente simples”. Ainda segundo eles, há “amplamente provadas manobras violentas” dos apoiadores e do ex-presidente, “com defesa pública e apoio até mesmo da presidente da República, medidas que somente tem por objetivo blindar o denunciado”

Na denúncia apresentada nesta quarta-feira (9/3), são acusados 16 investigados pela Promotoria paulista. Além de Lula, são denunciados a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o filho mais velho do casal Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, e mais 13 investigados. Na lista estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o empresário Léo Pinheiro, da empreiteira OAS, amigo de Lula, e ex-dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop).

A acusação tem base em longa investigação realizada pelos promotores Cássio Conserino e José Carlos Blat. O promotor afirma ter indícios de que houve tentativa de esconder a identidade do verdadeiro dono do tríplex, o que, segundo ele, caracteriza lavagem de dinheiro.

A investigação mostrou que a empreiteira OAS bancou uma reforma sofisticada do apartamento, ao custo de R$ 777 mil. Segundo o engenheiro Armando Dagre, sócio-administrador da Talento Construtora, contratada pela OAS, os trabalhos foram realizados entre abril e setembro de 2014.

 

O presidente do PT, Rui Falcão, diz que está indignado com o pedido de prisão preventiva, que confiam na Justiça e que esperam que a juíza vá indeferir o pedido. O Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, diz que não há fundamento para o pedido. Eles participaram do Encontro promovido pelo Instituto Lula, no Paraíso, em São Paulo, nesta quinta-feira. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
oclecio
oclecio - 14de Março às 14:49
Em Brasília/DF a JUSTIÇA FEDERAL é uma penúria: Estou com um processo na 24ª - 00310520920154013400, petição simples, mais não anda. Certidão de Tempo de Serviço, com toda documentação robusta e pedindo para fazer o recolhimento retroativo junto ao INSS e o processo vai fazer aniversário sem nenhuma audiência realizada. TRF1ª Região - 24ª à 5 meses sem um Juiz Titular. Muda Brasil, País da Violência e da Corrupção.
 
david
david - 11de Março às 11:36
Tinha é que pedir a prisão de FHC, Geraldo Alckmin, Serra e Aécio. O que os tucanos paulistas e mineiros fez em São Paulo e Minas foi um assalto aos cofres público. Propinoduto, corrupção nos trens e metrô, propinas em furnas, construção de aeroporto na fazenda do tio do Aécio, Mensalão mineiro, a Polícia Federal e o Ministério público não faz nada? Que país é esse!
 
Leonardo
Leonardo - 11de Março às 00:44
Dia 13 na Esplanda dos ministérios saberemos a opinião do povo trabalhador !
 
Horst
Horst - 10de Março às 18:04
Isto é ridículo! Por muito mais, o ex-presidente FHC e os governadores e prefeitos tucanos paulistas e paulistanos não tiveram pedido de prisão preventiva decretada. Por que o mesmo pedido não foi feito na época em que FHC, Mário Covas, Geraldo Alkmim e José Serra (ven)deram o país, o estado paulista e a cidade de São Paulo para a iniciativa privada e o capital especulativo internacional?
 
oclecio
oclecio - 14de Março às 14:49
é muito burro..........
 
Fernando
Fernando - 11de Março às 07:40
Sr. Horst, respondendo sua pergunta: Por estarmos no presente. Pois se formos desenterrar defuntos iremos voltar a época do império! Até que enfim algo bom está acontecendo neste País! A moralização tem que começar por alguém, e se for por um picareta que enganou o povo Brasileiro, que seja! Se é que o Brasil tem povo! Pois para mim o Brasil tem população que é bem diferente!
 
Eduardo
Eduardo - 10de Março às 19:16
Muda pra Venezuela.
 
Jean
Jean - 10de Março às 17:35
A Justiça tarda mas não falha!!!!! Oxalá assim o permita!