Politica

STF mantém a decisão de tirar os processos sobre Lula de Sérgio Moro

Com a decisão, a parte da investigação que envolve Lula continuará no STF e não poderá ser conduzida por Moro

postado em 31/03/2016 16:10
Com a decisão, a parte da investigação que envolve Lula continuará no STF e não poderá ser conduzida por Moro

Maioria do ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (31/3), que os processos da Operação Lava-Jato que tenham o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sejam apreciados pelo STF e não mais pela Justiça Federal, especificamente o juiz Sérgio Moro.

[SAIBAMAIS]Na abertura da sessão, o ministro Teori Zavascki lembrou os ministros que cabe apenas ao STF decidir sobre o desmembramento das investigações de autoridades que tenham o foro privilegiado, isso porque parte das ligações de Lula são com conversas com a presidente Dilma Rousseff. "A comunicação entre a presidente da República é um questão de segurança nacional", disse o Teori, durante leitura do seu voto.

Ainda segundo o voto de Teori, há sim nos grampos que envolvem o ex-presidente declarações para obter auxílio para influenciar membros do governo, no entanto, "isso não significa que essas vantagens tenham acontecido". Teori criticou o modo como as ligações foram divulgadas, sem análise prévia, e disse que são "irreversíveis os efeitos da divulgação" dos grampos.

Tanto os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski acompanharam o voto do relator. Segundo Fachin, todos os procedimentos já estão em análise pelo STF e que cabe ao Supremo julgar o mérito e o andamento dos procedimentos.

Marco Aurélio de Melo também acompanhou o voto de Zavascki e, em seu voto, disse que o artigo da Constituição brasileira diz que só se pode quebrar dados para efeito específico e em sigilo. "A divulgação das conversas colocou mais fogo em uma fogueria que já estava alta", disse.

Até o momento, apenas Luiz Fux não acompanhou o voto do relator. Segundo ele, as gravações não têm nenhuma ligação com a presidente, mas que "foi surpreendida a fala da presidente, que não estava sendo investigada".

Defesa
Antes dos votos dos representantes do STF, o ministro José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União, fez um "morde e assopra" com relação à atitude de Sérgio Moro. Segundo Cardozo, Moro "presta bons e inegáveis serviços, sendo um magistrado culto e abnegado". Porém, "houve uma clara ofensa à União nas ações dele", complementou. Ainda de acordo com o advogado-geral da União, houve uma violação manifesta a outros princípicos constitucionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação