Politica

'Somos todos olímpicos, somos todos Brasil', diz Dilma ao receber a Tocha

A presidente disse que a segurança durante os jogos está garantida e não deixou de citar o momento crítico da política brasileira

Lorena Pacheco
postado em 03/05/2016 10:02
Durante o discurso de cerimônia da abertura do revezamento da Tocha Olímpica, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse que essa será a melhor Olimpíada de todos os tempos. A presidente enfatizou que a segurança durante os jogos está garantida e defendeu que, apesar de o país viver um momento político crítico, isso não vai atrapalhar o sentimento de alegria com o evento mundial.

Veja os principais pontos ditos pela presidente:

;O Brasil se torna agora o país das Olimpíadas com o acendimento da Tocha Olímpica. A emoção desse dia vai ficar marcada na nossa memória, coração, na história do nosso país e na história dos jogos olímpicos. É com grande orgulho que dou, em nome do povo brasileiro, as boas vindas à essa chama-símbolo de grande esperança da humanidade.

A partir de hoje a tocha vai ser conduzida por milhares de brasileiros por todo territórios nacional e só terminará em 5 de agosto com a chegada no Maracanã, no Rio de Janeiro. Pelos próximos 94 dias, estarão em evidência a bela natureza, a riqueza e diversidade cultural de nosso país e também o calor humano dos brasileiros. Vamos contaminar a população com espírito olímpico.

Cidades de todo Brasil vão sediar a Olimpíadas por algumas horas. Cidadãos de todos os cantos vão ver a Tocha Olímpica passar na porta de suas casas. O Brasil está pronto para realizar a mais bem sucedia edição dos jogos olímpicos, nós trabalhamos para isso. Todos os 39 eventos-testes foram bem-sucedidos. O laboratório nacional anti-doping está pronto e será um importante legado para o esporte nacional.


Leia mais notícias em Política


O plano de ação integrado para a área de segurança está pronto. Integraremos as forças nacionais de segurança pública com as estaduais, as forças armadas, a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal e as forçar municipais de segurança sob um comando único. A Força Nacional De Segurança vai cuidar das segurança nos estádios. Compartilhamos informações com agências internacionais com larga experiência com terrorismo. O Brasil está preparado para proporcionar a proteção a rodos os nossos visitantes que vão assistir os jogos no Rio de Janeiro.

A tocha será recebida com a alegria em todas as cidades. Sabemos das dificuldades políticas que existem em nosso país hoje, conhecemos a instabilidade política, o Brasil será capaz de, mesmo convivendo com período difícil, verdadeiramente crítico da história e da democracia, saberá conviver, porque criamos todas as condições para isso, para a melhor recepção de todos os atletas e de todos os visitantes estrangeiros. Tenho certeza que um país que sabe proteger sua democracia é onde as Olimpíadas terão o maior sucesso nos próximos meses.

Vamos todos nós juntos, podemos ter o orgulho de estarmos oferecendo a melhor Olimpíada do mundo, e sermos quem somos e mostrar ao mundo o nosso valor. Nós sabemos que o que vale é a luta e nós sabemos lutar. Somos todos olímpicos, somos todos Brasil".
<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação