Politica

Jucá diz que não tentou obstruir a Lava-Jato e que não pretende renunciar

%u201CNunca cometi e nem cometerei qualquer ato para dificultar qualquer operação, seja Lava-Jato, ou qualquer outra%u201D, disse Jucá

postado em 23/05/2016 12:56

Jucá disse que conversou nesta segunda-feira com o presidente interino Michel Temer e apresentou seu posicionamento sobre a reportagem.O ministro do Planejamento, Romero Jucá, negou nesta segunda-feira (23) que tenha tentado obstruir as investigações da Operação Lava-Jato. Jucá disse ainda que não vai pedir afastamento do cargo. O ministro afirmou que não teme ser investigado.

;Nunca cometi e nem cometerei qualquer ato para dificultar qualquer operação, seja Lava Jato, ou qualquer outra;, disse Jucá, em entrevista coletiva à imprensa. ;Da minha parte, sempre defendi e explicitei e apoiei com atos a Operação Lava-Jato. A política terá uma outra história depois da Operação Lava-Jato;.

[SAIBAMAIS]O jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem nesta segunda (23) que diz que em conversas, gravadas em março, o atual ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugeriu ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um pacto para impedir o avanço da Operação Lava-Jato sobre o PMDB, partido do ministro.

Lava-Jato
De acordo com a reportagem, em um dos trechos da gravação Jucá disse que ;tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria;. Ao ser questionado sobre o trecho, Jucá disse que estava se referindo ao cenário da economia do país, e não a uma paralisação da Lava-Jato.

;Estava falando em delimitar as responsabilidades, que é dividir quem tem culpa e não tem culpa. Delimitar responsabilidade não é parar a investigação. Não tem esse diálogo, nessa conversa;, disse, argumentando que o jornal usou ;frases soltas dentro de um diálogo;.

;A análise que fiz e comentários que fiz com o senador Sérgio Machado [ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras] são de domínio público. Disse o que tenho dito permanentemente a jornalistas, em entrevistas e debates;, afirmou.


Afastamento
Jucá disse que conversou nesta segunda-feira com o presidente interino Michel Temer e apresentou seu posicionamento sobre a reportagem. O ministro disse que não pretende renunciar ao cargo e reforçou que o ;cargo pertence ao presidente;. Jucá disse ainda, que o fato de ser investigado, não enfraquece o governo de Michel Temer e ressaltou que seu papel é ajudar o governo.

;Da minha parte, não vejo motivo para tomar nenhuma posição;, disse. O ministro do Planejamento reafirmou que não teme ser investigado e que seu foco não é a operação. ;Não perco um minuto do dia com a Operação Lava Jato;, acrescentou.

;O cargo de ministro é uma decisão do presidente Michel Temer. Vou exercer na plenitude enquanto tiver a confiança do presidente. O cargo é do presidente;, acrescentou o ministro em entrevista à imprensa.

;O que está neste texto não me compromete;, acrescentou. ;Não há nenhum demérito em ser investigado. Todos podem ser, o demérito é ser condenado. Não tenho nenhum temor de ser investigado pela Lava-Jato. Se tivesse telhado de vidro, não teria assumido a presidência do PMDB no momento de confronto com o PT;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação