Politica

Em jantar com Renan Calheiros, petistas reclamam de discussão com Gleisi

O jantar durou pouco mais de uma hora. Além de esclarecer o tumulto, os senadores também conversaram sobre a conduta que deve ser adotada na segunda, quando Dilma vai ao Congresso

postado em 27/08/2016 16:20
Horas depois de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) discutir com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), senadores petistas foram jantar na noite sexta-feira (26/8) com o peemedebista para reclamar do episódio. Segundo o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que participou do encontro, Renan disse estar arrependido. O jantar durou pouco mais de uma hora. Além de esclarecer o tumulto, os senadores também conversaram sobre a conduta que deve ser adotada na segunda-feira (29/8), quando Dilma vai ao Congresso Nacional.

Lindbergh foi convidado para o jantar pelo senador Jorge Viana (PT-AC), que também participou do encontro. "Foi bom ter dito aquilo (que se arrependeu) e disse que vai assumir uma outra postura na segunda", disse. O senador disse ao presidente que a forma como o peemedebista tratou Gleisi desagradou, porque deveria ser mais imparcial. "Não gostamos. Achamos que esta não é a melhor posição de um presidente do Senado", afirmou Lindbergh.

Na segunda-feira, Dilma vai ao Senado acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ficar nas galerias e não no Plenário. A presidente será recepcionada por movimentos sociais na entrada do Congresso. Embora achem muito difícil reverter votos, senadores aliados da presidente Dilma ainda apostam na ida da petista ao Senado para sensibilizar senadores. "Ela quer responder a senadores e senadoras, ela quer olhar na cara de cada um deles. Nossa impressão é que terá um impacto gigantesco, porque a razão está com ela", disse.

[SAIBAMAIS]Os senadores favoráveis ao impeachment evitam dizer como vão abordar Dilma, mas adiantam que evitarão tratá-la com agressividade. "Se passar do ponto, vão errar. Se ele fizer isso, certeza que a Dilma saíra absolvida", disse Lindbergh.

O desentendimento de Rena com Gleisi ocorreu após um entrevero entre os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Enquanto os parlamentares discutiam, o presidente do Senado, pediu a palavra. Mas no lugar de apaziguar os ânimos, Renan criticou a postura de Gleisi pela fala recorrente de de que o Senado não tem moral para julgar Dilma e acabou dando uma declaração polêmica.;Como uma senadora pode fazer uma declaração dessa? Exatamente uma senadora que conseguiu, há 30 dias, que o presidente do Senado Federal conseguisse, no Supremo Tribunal Federal, desfazer o seu indiciamento e do seu marido.;

Renan, então, enviou nota oficial e deu pelo menos três entrevistas ao longo do dia para explicar sua declaração e refutar a tese de que ele teria dito que mandou no STF. Segundo o peemedebista, referências feitas por ele em relação a Gleisi eram alusivas a duas petições protocoladas pela Mesa Diretora perante o Supremo Tribunal Federal para tratar de manifestação pública e institucional decorrente da operação de busca e apreensão realizada no imóvel funcional ocupado pela senadora e do indiciamento da congressista pela Polícia Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação