Politica

Prefeito eleito de São Paulo, João Doria, vai a Temer buscar investimento

Tucano pedirá ao presidente a liberação de verbas do PAC para evitar aumento de impostos; homem forte da campanha tem todos os bens bloqueados

postado em 09/10/2016 06:00

O prefeito eleito de São Paulo desembarca nesta semana em Brasília, na primeira viagem após vencer a disputa municipal em primeiro turno, para discutir investimentos para a capital paulistana a partir de janeiro de 2017. Doria vai tentar a liberação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O repasse de verba federal é considerado fundamental para que o tucano concilie importantes obras para a cidade com a promessa de congelar a tarifa de ônibus no ano que vem em R$ 3,80.

Essa medida custaria ao menos R$ 450 milhões a mais aos cofres do Município, segundo a equipe de Doria. Além de prometer não aumentar as passagens, Doria também já afirmou que os paulistanos não serão surpreendidos com um aumento no IPTU no ano que vem. A falta de repasses do governo federal para a Prefeitura foi uma das principais queixas do prefeito Fernando Haddad (PT) ao longo da gestão e virou justificativa para o não cumprimento de promessas de campanha, como a construção de 20 CEUs (Centros Educacionais Unificados).


A reunião entre Temer e Doria começou a ser costurada dois dias após a eleição do novo prefeito de São Paulo. Ele conversou com o advogado José Yunes, chefe do diretório municipal do PMDB e o principal interlocutor do presidente em São Paulo. O encontro ocorreu no escritório do tucano no Jardim Paulistano, zona sul, que virou uma espécie de quartel general da transição de gestão.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação