Politica

Policiais agiram a pedido de terceiros, diz PF em referência a senadores

Se encontrados elementos de envolvimento em crime dos senadores, que têm foro privilegiado, o caso será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Agência Estado
postado em 21/10/2016 13:18

Documentos da Operação Métis, da Polícia Federal, sustentam que os quatro policiais legislativos presos nesta sexta-feira (21/10), integram uma organização criminosa que agiu "com infração do dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem, inclusive de quem não mais exercia mandato de senador", para embaraçar as investigações na Operação Lava-Jato. Os agentes fizeram varreduras em imóveis para detectar escutas e tentaram intimidar policiais federais para blindar de apurações os senadores Fernando Collor de Mello (PTC-AL), Edison Lobão (PMDB-MA) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), além do ex-senador José Sarney (PMDB-AP).


[SAIBAMAIS]Nos documentos, o diretor da Polícia do Senado Pedro Ricardo Araújo de Carvalho é descrito como líder da "organização criminosa", tendo ordenado diligências aos outros três presos não só no prédio do Senado, mas em diversas residências e escritórios dos políticos. As varreduras ocorreram em 2014 e 2015, após os congressistas serem implicados na Lava-Jato. A ação, autorizada pela 10; Vara da Justiça Federal, investiga somente as condutas dos policiais.

Se encontrados elementos de envolvimento em crime dos senadores, que têm foro privilegiado, o caso será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O juiz Vallisney de Souza Oliveira, que autorizou as prisões, considerou os fatos gravíssimos. Ele entendeu que as medidas eram necessárias para facilitar a colheita de provas e evitar que os policiais legislativos, treinados em contrainteligência, eliminassem provas e usassem outras estratégias para atrapalhar as apurações. Outro objetivo é colher os depoimentos dos agentes sem dar margem à combinação de versões.

As prisões são pelo prazo inicial de cinco dias, mas o juiz autorizou a PF a liberar os investigados antes disso, caso entenda que o encarceramento não é mais necessário. A PF atribui aos policiais legislativos os crimes de corrupção passiva privilegiada e de impedir ou embaraçar investigação que envolva organização criminosa. Advogados do Senado informaram que ainda estão levantando dados da investigação para se pronunciar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação