Politica

Ex-governador Garotinho recorre ao TSE para tentar deixar prisão

Atual secretário de Governo do município de Campos dos Goytacazes foi preso nesta quarta-feira na Operação Chequinho, da Polícia Federa

postado em 16/11/2016 21:34
Garotinho é preso acusado de compra de votos
A defesa do ex-governador do Rio e atualmente secretário de Governo do município de Campos dos Goytacazes (RJ), Anthony Garotinho (PR), impetrou nesta quarta-feira (16/11) um habeas corpus no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a imediata soltura do político.

[SAIBAMAIS]Garotinho foi preso nesta quarta-feira na Operação Chequinho, da Polícia Federal. Segundo as investigações da PF e do Ministério Público Eleitoral, ele controlava com ;mão de ferro; um esquema de compra de votos no município.

Os advogados recorreram ao TSE depois de terem o pedido de liberdade negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o que, na avaliação da defesa, manteve "as graves medidas ilegais" contra o ex-governador. Para a defesa de Garotinho, a prisão fere a presunção de inocência.
"A frase que sustenta o decreto de prisão é genérica quanto à ;paz social e a credibilidade da Justiça, face ao clamor público e à gravidade do crime;. Tudo sustentado em fatos eleitorais de uma eleição que já terminou e na qual o paciente não foi candidato", sustenta a defesa do ex-governador.

O habeas corpus de Garotinho ainda destaca que o ex-governador contribuiu profundamente com o Poder Judiciário, "aprovando lei que garantiu liberdade orçamentária ao Poder Judiciário do Rio de Janeiro, além de ter permitido alocação de verbas para a construção da sede do TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2; Região)".

"Portanto, na sua vida pública, sempre prezou pela independência dos poderes e por profundo respeito ao Judiciário e aos Magistrados", destaca o habeas corpus do ex-governador. A relatora do habeas corpus no TSE é a ministra Luciana Lóssio.
Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação