Politica

Renan encontra-se com Temer para falar sobre decisão do STF

Palácio do Planalto está preocupado com a repercussão que o afastamento pode ter em votações importantes para o governo

Julia Chaib
postado em 06/12/2016 19:38
Temer embarcou para São Paulo, junto com assessores presidenciais.
Após falar a respeito da decisão da Mesa Diretora do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) encontrou-se com o presidente Michel Temer e o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), no Palácio do Planalto. Temer embarcou para São Paulo, junto com assessores presidenciais.

[SAIBAMAIS]O Palácio do Planalto está preocupado com a repercussão que o afastamento pode ter em votações importantes para o governo. O segundo turno da votação da PEC dos gastos está marcado para a próxima terça-feira (13/12). Quem substitui o peemedebista no comando da Casa é o senador Jorge Viana (PT-AC), oposicionista. Senadores petistas pressionam para que Jorge Viana, caso assuma a presidência, tire a proposta de pauta. O presidente do PT, Rui Falcão, está reunido hoje com a bancada do Senado.
Segundo a Mesa Diretora do Senado, Renan segue como presidente. Mais cedo, integrantes da Mesa assinaram um documento em que afirmam que vão aguardar decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal, a respeito do afastamento de Renan. O próprio Viana assinou o documento. A ação está pautada para a sessão de amanhã da Corte.

Viana, no entanto, diz que não tratou de votações e não quer se precipitar. A PEC foi aprovada em primeiro turno com um placar expressivo: 61 senadores votaram a favor da proposta.

A recusa de Renan em aceitar a decisão do Supremo amplia a crise entre os poderes. "Eu acho que há nove dias (até o recesso parlamentar), com uma pauta pré-definida e aprovada pelos líderes, você afastar por decisão monocrática o presidente do senado Federal, nenhuma democracia, sinceramente, merece isso", disse o peemedebista, antes de deixar a Casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação