Politica

Temer divulga série de medidas no embalo das rebeliões em Manaus; entenda

Estados receberão dinheiro para construir mais penitenciárias. O presidente Michel Temer classificou o episódio no Amazonas como "acidente pavoroso"

Paulo de Tarso Lyra, Julia Chaib
postado em 06/01/2017 06:00

Estados receberão dinheiro para construir mais penitenciárias. O presidente Michel Temer classificou o episódio no Amazonas como


Após ser criticado pelo silêncio diante da maior rebelião em um presídio desde o massacre do Carandiru, em 1992, o presidente Michel Temer falou pela primeira vez sobre a tragédia em que 56 presos foram mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, entre os dias 1; e 2, e classificou o episódio como ;acidente pavoroso;. A fala acabou retificada à noite em uma mensagem nas redes sociais explicando que o termo ;acidente; é sinônimo de ;tragédia;. O discurso do presidente ocorreu em uma reunião ministerial sobre o Plano Nacional de Segurança, cujo lançamento acabou apressado como uma resposta da União à crise, acompanhado do anúncio de verbas para a construção de mais penitenciárias. Embora adote o discurso formal de que o episódio no Amazonas é um fato isolado, o governo tem informações sobre riscos de rebeliões em outros presídios do país.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, atribuiu à empresa terceirizada Umanizzare a maior parte da culpa. Mas o receio de que a briga da facção Família do Norte, ligada ao Comando Vermelho (do Rio de Janeiro), com o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, reverbere pelo país acabou discutida durante a reunião com nove ministérios ontem pela manhã.

Na ocasião, no discurso de abertura, Temer procurou eximir a União da responsabilidade pelo massacre. O presidente classificou como ;fenômeno curioso; recorrentes pedidos de ajuda de estados à União para dar suporte na segurança pública, mas ponderou que o problema nas penitenciárias é nacional. Em seguida, anunciou o investimento de R$ 430 milhões para a construção de cinco presídios federais, que ainda não têm local nem prazo definido. O valor é parte do plano, que já tem sido criticado por especialistas com acesso às prévias do pacote.

A fala ocorreu após Temer lamentar a rebelião. ;Quero solidarizar-me com as famílias que tiveram seus presos vitimizados naquele acidente pavoroso que ocorreu no presídio de Manaus. Nossa solidariedade é portanto governamental e apadrinhada por todos aqueles que aqui se acham;, disse no início do discurso. Temer reconheceu a situação caótica dos presídios, superlotados, e disse que é preciso separar os detentos por tipo de crimes, idade e sexo. Em 2014, havia no Brasil 622 mil presos, mas apenas 372.000 vagas. O complexo de Manaus, por exemplo, poderia receber 454 presos, mas abrigava 1.244 pessoas.

Estados receberão dinheiro para construir mais penitenciárias. O presidente Michel Temer classificou o episódio no Amazonas como

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação