Politica

País fica perplexo com a morte de Teori Zavascki em acidente aéreo

Acidente aéreo em Paraty (RJ) mata o relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal às vésperas da homologação da delação da Odebrecht. Avião caiu no mar a 2km do aeroporto

Simone Kafruni
postado em 20/01/2017 06:21
Segundo os bombeiros, as águas turvas dificultam o resgate dos corpos: avião bem retorcido após o impacto
Às vésperas de assinar a homologação das delações premiadas da Odebrecht, o relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki, morreu ontem, aos 68 anos, em um acidente aéreo que deixou o país perplexo. Ele estava a bordo da aeronave prefixo PR-SOM, que decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista, com destino a Paraty (RJ). O avião caiu no litoral sul do Rio de Janeiro, próximo à Ilha Rasa, a 2km da cabeceira da pista do aeroporto. Chovia muito no momento do acidente e, conforme o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), é comum passar pela ilha na rota de aterrissagem.
Acidente aéreo em Paraty (RJ) mata o relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal às vésperas da homologação da delação da Odebrecht. Avião caiu no mar a 2km do aeroportoA morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado, Francisco Zavascki, em uma rede social. Às 18h05, ele escreveu: ;Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”. Às 17h22, ele havia publicado: ;Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre;. O relator da Lava-Jato interrompeu as férias no Supremo no início do ano para dar seguimento às investigações. O magistrado voltou do recesso para analisar a delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht, ponto mais alto da operação, e demonstrava preocupação com o vazamento de informações.

A presidente do STF, Cármen Lúcia, tinha acabado de pousar em Minas Gerais, quando recebeu a informação da morte de Teori. Retornou imediatamente à capital federal e, segundo pessoas próximas, está muito abalada. Cármen Lúcia conversou com a família de Teori Zavascki, e ficou acertado que o velório e o funeral serão realizados em Porto Alegre, onde moram parentes do ministro.

O número de pessoas no avião na hora do acidente ainda é incerto. De acordo com a Aeronáutica, o plano de voo da aeronave de pequeno porte, com capacidade para sete passageiros mais o piloto, informava quatro ocupantes. ;Mas os Bombeiros que estão no local nos disseram que são cinco pessoas. Então, essa é a informação oficial;, afirmou a assessoria de imprensa da Aeronáutica.

Testemunhas que chegaram ao local do acidente em embarcações afirmaram que havia uma mulher entre os passageiros, ainda não identificada. E que ela estava viva, presa dentro da aeronave, logo depois da queda. ;Tentamos quebrar o vidro para resgatá-la. Como não foi possível, fizemos um buraco na fuselagem para tentar passar oxigênio, mas, quando conseguimos, ela não respondia mais;, contou uma das testemunhas.
Acidente aéreo em Paraty (RJ) mata o relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal às vésperas da homologação da delação da Odebrecht. Avião caiu no mar a 2km do aeroporto

Resgate

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, um dos passageiros, de fato, chegou a ser encontrado com vida, mas acabou não resistindo. Os outros dois já estavam mortos. O diretor de Operações do Corpo de Bombeiros do Rio, Ricardo Vale, disse que a equipe permanece no local para estabilizar a aeronave, de forma que ela não afunde mais, porém os mergulhadores só vão iniciar o resgate dos corpos, que ainda estão dentro do avião, hoje. ;Nós temos a visibilidade de apenas três corpos lá dentro;, afirmou Vale.
Acidente aéreo em Paraty (RJ) mata o relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal às vésperas da homologação da delação da Odebrecht. Avião caiu no mar a 2km do aeroporto

Dois fatores complicaram o trabalho de resgate: as águas no local da queda da aeronave são turvas e o avião ficou bastante retorcido com o impacto com o mar, além de 80% submerso. Bombeiros, militares da Capitania dos Portos e da Polícia Militar estão no local dando apoio.

[SAIBAMAIS]A aeronave é de propriedade da Emiliano Empreendimentos e Participações Ltda., dona do Hotel Emiliano, em São Paulo, conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono da Emiliano Empreendimentos, morto no acidente, era amigo de Teori Zavascki desde 2012, quando o ministro passou a se hospedar no hotel para acompanhar o tratamento contra o câncer da mulher, Maria Helena Marques de Castro Zavascki. Ela morreu em 2013.
Inspeção em dia
A Anac informou que a documentação da aeronave estava em dia, com o certificado até abril de 2022 e inspeção de manutenção (anual) válida até abril de 2017. De acordo com a agência, o modelo era um Hawker Beechcraft King Air C90, com 1.073 horas de voo, que permite peso máximo de 4.581 quilos. Especialistas em aviação destacaram que a duração do voo era baixa, ou seja, era um aparelho praticamente novo, e que a aeronave é uma das melhores da categoria. Entre os modelos King Air, o C90 é o mais completo, vendido por R$ 1,9 milhão, com um dos seguros mais baratos do mercado, justamente porque a taxa de acidente do modelo é baixa.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a equipe de investigação do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3), sediado na capital do Rio de Janeiro, seguiu para o local do acidente. O Chefe da Delegacia de Angra dos Reis, Adriano Soares, destacou que já há um inquérito policial instaurado de ofício para apurar as circunstâncias e informou que uma equipe de Brasília está se deslocando para o Rio de Janeiro, composta de um delegado, peritos e papiloscopistas para atuarem em conjunto em Paraty. O Comando da Aeronáutica, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), enviou uma equipe de militares especializados em investigação de acidentes aeronáuticos. Eles chegaram ao local às 20h30.

Além da FAB, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Angra dos Reis (RJ) instauraram inquéritos para investigar o acidente.

Colaborou Hamilton Ferrari

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação