Politica

Corpos do ministro Teori Zavascki e de empresário chegam ao IML

Desde às 5h30, os bombeiros retomaram o resgate dos corpos de um homem e uma mulher, que permanecem dentro do avião

postado em 20/01/2017 08:06
Três dos cinco corpos que foram resgatados de dentro da aeronave que caiu no litoral de Paraty, no sul fluminense, foram encaminhados durante a madrugada desta sexta-feira (20/1) ao Instituto Médico-Legal (IML) de Angra dos Reis, para que sejam identificados. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, os trabalhos terminaram à 1h40. Entre os corpos está o do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras e de uma mulher ainda não identificada.

Desde às 5h30, os bombeiros retomaram o resgate dos corpos de um homem e uma mulher, que permanecem dentro do avião. O trabalho conta com homens do Grupamento de Busca e Salvamento do Rio de Janeiro, do Quartel dos Bombeiros de Paraty e da Capitania dos Portos.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirma que uma equipe de perícia criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e de papiloscopistas do Instituto de Identificação Felix Pacheco fazem a perícia e ajudam na identificação dos corpos. A investigação do acidente aéreo está a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica.

Tragédia

A morte de Teori Zavascki deixou o país perplexo nesta quinta-feira (19/1). Às vésperas de assinar a homologação das delações premiadas da Odebrecht, o relator da Operação Lava-Jato no Supremo morreu ontem, aos 68 anos, em um acidente aéreo. Ele estava a bordo da aeronave prefixo PR-SOM, que decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista, com destino a Paraty (RJ). O avião caiu no litoral sul do Rio de Janeiro, próximo à Ilha Rasa, a 2km da cabeceira da pista do aeroporto. Chovia muito no momento do acidente e, conforme o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), é comum passar pela ilha na rota de aterrissagem.

[SAIBAMAIS]Foi o filho do magistrado, Francisco Zavascki, que confirmou a morte do pai em uma rede social. Às 18h05, ele escreveu: ;Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”. O relator da Lava-Jato interrompeu as férias no Supremo no início do ano para dar seguimento às investigações. O magistrado voltou do recesso para analisar a delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht, ponto mais alto da operação, e demonstrava preocupação com o vazamento de informações.

Cinco pessoas ocupavam a aeronave no momento da queda. Testemunhas que chegaram ao local do acidente em embarcações afirmaram que havia uma mulher que estava viva, presa dentro da aeronave, logo depois da queda. ;Tentamos quebrar o vidro para resgatá-la. Como não foi possível, fizemos um buraco na fuselagem para tentar passar oxigênio, mas, quando conseguimos, ela não respondia mais;, contou uma das testemunhas.

Dois fatores complicaram o trabalho de resgate: as águas no local da queda da aeronave são turvas e o avião ficou bastante retorcido com o impacto com o mar, além de 80% submerso. Bombeiros, militares da Capitania dos Portos e da Polícia Militar deram apoio.

A aeronave é de propriedade da Emiliano Empreendimentos e Participações Ltda., dona do Hotel Emiliano, em São Paulo, conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono da Emiliano Empreendimentos, morto no acidente, era amigo de Teori Zavascki desde 2012, quando o ministro passou a se hospedar no hotel para acompanhar o tratamento contra o câncer da mulher, Maria Helena Marques de Castro Zavascki. Ela morreu em 2013.

Com informações de Simone Kafruni







Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação