Politica

Caixa-preta de avião que caiu com Ministro será analisada em Brasília

Equipamento é recolhido por militares da Aeronáutica. Destroços do avião seguirão para o Rio de Janeiro. Investigação da Polícia Federal correrá em sigilo

postado em 21/01/2017 06:30
Embarcação da PF no mar de Paraty: corporação não descarta nenhuma hipótese para o acidente

Após mandar uma equipe a Paraty (RJ) para apurar a queda do avião que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas na última quinta-feira, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começa, em Brasília, outra frente de investigação. Encontrada ontem, a caixa-preta da aeronave seguiu para a capital, onde será analisada pelo Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Cenipa. Especialista ouvido pelo Correio afirma que o equipamento é uma peça-chave para desvendar o motivo da tragédia por conter, geralmente, até 90% das informações necessárias. Os destroços do avião serão encaminhados para o Rio de Janeiro.

O depoimento de testemunhas que estavam no local também serão importantes para descobrir o motivo do acidente. O barqueiro Célio da Silva, que trabalha com turismo na região, afirma ter visto fumaça saindo da asa do avião pouco antes de a aeronave fazer uma curva à direita e cair na água. A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) abriram inquéritos e também investigam a causa da tragédia.

[SAIBAMAIS]De acordo com a PF, a investigação corre em sigilo e nenhuma possibilidade está descartada. Pelo MPF, a procuradora da República Cristina Nascimento de Melo, da instituição em Angra dos Reis, é a responsável pelo caso. Ela requisitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) documentos relativos à manutenção da aeronave e gravações de conversas entre o piloto e a torre de controle.

Preocupação
Além das autoridades brasileiras, órgãos internacionais também demonstraram preocupação em relação ao acidente. O presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas, comentou, através de nota, o ocorrido: ;Em virtude da relevante posição de ministro do Supremo Tribunal Federal em pleno exercício e relator de processos fundamentais para a vida nacional, espera-se uma investigação especialmente cuidadosa e célere sobre as circunstâncias do desastre;. Caldas também prestou ;solidariedade à família e aos excelentíssimos colegas enlutados;.

Presidente do Cenipa de 2006 e 2009, o brigadeiro Jorge Kersul Filho acredita que a caixa-preta da aeronave será fundamental para revelar os motivos da tragédia. ;Sem medo errar, posso dizer que 90% das informações necessárias estarão nas gravações. Agora, os áudios terão que ser confirmados e interpretados;, analisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação