Politica

STF dá 24h para Temer explicar nomeação de Moreira como ministro

Temer deve enviar manifestação ao STF amanhã cedo para encerrar "novela", de acordo com auxiliares do presidente

Agência Estado
postado em 09/02/2017 23:45
Temer deve enviar manifestação ao STF amanhã cedo para encerrar
O prazo de 24 horas para que o presidente Michel Temer se manifeste ao Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a nomeação de Moreira Franco como ministro, deve ser cumprido logo nas primeiras horas desta sexta-feira (10/2), de acordo com auxiliares do presidente. Fontes do Planalto informam que a decisão de Celso de Mello era, de certa forma, "esperada" e a resposta de Temer à Suprema Corte já estava praticamente "pronta". O ideal para o governo é tentar encerrar o caso o quanto antes para acabar com a "novela" em torno da nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Essa quinta-feira foi um dia de desgaste para o Planalto com a "guerra de liminares". O presidente, fora de costume e gripado, foi para casa mais cedo e também descansou na hora do almoço.

A advogada-geral da União, Grace Mendonça, que é a responsável por cuidar do caso esteve hoje com o ministro do STF. Mello havia dito que decidiria "no máximo" até esta sexta-feira (10/2) sobre dois mandados de segurança impetrados por partidos políticos para barrar a nomeação de Moreira Franco.

O governo sabia que poderia enfrentar contestações com a concessão do status de ministro a Moreira, mas não esperava que fosse se envolver em uma nova "turbulência política".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação