Politica

Gilmar Mendes prevê que julgamento da chapa Dilma-Temer será demorado

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, diz que caberá recurso ao STF, independentemente do resultado

Paulo de Tarso Lyra
postado em 30/03/2017 07:12
Mendes:
Após anunciar para a semana que vem o início do julgamento do processo que pode cassar a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, admitiu não ter como prever quanto tempo vai durar. Além das duas sessões ordinárias ; terça à noite e quinta de manhã ;, Mendes marcou outras duas sessões extraordinárias, na terça pela manhã e quarta à noite, para análise do processo.

;Não dá (pra prever), porque a gente não sabe quantos incidentes vamos ter. Vamos aguardar;, disse Gilmar, que preside o TSE. Segundo ele, independentemente da decisão que for tomada, caberá recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

[SAIBAMAIS]Conforme divulgado pelo Correio ontem, caso a chapa seja cassada, Temer só permanecerá no cargo durante o recurso ao STF se obtiver um efeito suspensivo, que deve ser analisado pelo próprio Gilmar Mendes. Mas o presidente do TSE não quis entrar no mérito desse debate. ;Não vamos ficar falando sobre isso agora. Estamos iniciando o julgamento, (são) mais de 7 mil páginas de processo, tem muita discussão sobre prova. Temos de esperar tudo isso.;

O relatório entregue pelo ministro Herman Benjamim tem 1.086 páginas e pede a cassação da chapa presidencial por abuso de poder político e econômico para obter a reeleição em 2014. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também pediu, em suas alegações enviadas ao TSE, a cassação do presidente Temer e a inelegibilidade de Dilma Rousseff, que sofreu um processo de impeachment no ano passado, mas manteve os direitos políticos após um acordo firmado no Senado.

O calendário de votação acabou acertado em reunião entre os integrantes do TSE na terça-feira. ;Foi uma deliberação nesse sentido, de pautar porque está na hora de pautar. Foi basicamente isso: a preocupação em pautar e botar pra julgar;, disse o ministro Luiz Fux, vice-presidente do TSE. ;É uma satisfação para a sociedade. Ao mesmo tempo, o relator já acabou o trabalho dele, então, nós podemos iniciar o julgamento;, prosseguiu Fux.
O presidente do TSE, Gilmar Mendes, diz que caberá recurso ao STF, independentemente do resultado
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação