Politica

Lula será "substituído" por Mandela no 21 de abril em MG

O orador da cerimônia de entrega da medalha da Inconfidência, que também seria o petista, será Pimentel

Estado de Minas, Juliana Cipriani/Estado de Minas
postado em 19/04/2017 15:44
O orador da cerimônia de entrega da medalha da Inconfidência, que também seria o petista, será Pimentel
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será "substituído" pelo ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, como principal homenageado pelo governo de Minas no 21 de abril. Depois da desistência da participação do petista na cerimônia, o Palácio Tiradentes informou nesta quarta-feira (19/4) que a escolha foi pelo pelo grande líder pacifista, morto em dezembro de 2013.

De acordo com o governo de Minas, ;o Grande Colar erá entregue ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, in Memorian, por seu trabalho na luta pela paz, pela união dos povos e pela liberdade;. A comenda vai ser recebida pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Joseph Mashibye.

Publicidade

O orador da cerimônia, que também seria o ex-presidente Lula, será o próprio governador Fernando Pimentel. A lista de homenageados será publicada nesta quinta-feira.

Clima ruim para políticos

Segundo um aliado do governador Fernando PImentel (PT), a decisão de não trazer Lula a Minas foi um consenso. ;O próprio Lula foi o primeiro a achar que não era o melhor momento para ninguém, que é hora de se preservar o máximo possível;, afirmou a fonte.

O entendimento foi que não seria a melhor ocasião para antecipar o lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência em 2018. ;Ficou confortável para o governador Pimentel;, reconheceu o aliado.

Investigado

Lula é um dos ex-presidentes que figuram entre os nomes sobre os quais o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, pediu investigação. Como ele não tem mais foro privilegiado, o caso foi remetido ao juiz Sérgio Moro.

Desde o anúncio da possibilidade de vinda de Lula a Minas, movimentos se manifestaram nas redes sociais contra a visita do petista.

Apesar de Lula estar na lista dos delatados da Odebrecht e, na avaliação de alguns, ter se complicado depois da divulgação de vídeos dos ex-executivos da empreiteira, a fonte próxima a Pimentel garante que a desistência já tinha ocorrido antes da ;Lista de Fachin;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação