Politica

Relator pede cassação da chapa Dilma-Temer por abuso de poder econômico

O voto do relator ocorre após mais de 4 horas de sessão no quarto dia de julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer

Antonio Temóteo
postado em 09/06/2017 13:32

O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitorail (TSE), votou pela cassação da chapa Dilma-Temer, vitoriosa nas eleições de 2014. Conforme ele, o processo comprovou abusos de poder econômico e político durante a campanha eleitoral. O magistrado, entretanto, aguardará os votos dos demais juízes para decidir se deliberará pela inegibilidade dos dois. A sessão foi interrompida e voltará às 15h.

Conforme Benjamin, ninguém elege vice-presidente da República no Brasil. ;Elegemos uma chapa que está unida para o bem e para o mal. E os mesmos votos, contaminados ou não, elegem o presidente e o vice. Não há argumento legal para o candidato a vice abrir uma conta. Ao final, a prestação de contas é única;, destacou.

No caso específico relacionado a possível separação de contas, o magistrado ainda destacou que está comprovado nos autos processuais que as despesas do então candidato a vice foram pagas com recursos do caixa comum da campanha presidencial. ;E quero dizer que tal qual cada um dos outros seis ministros que estão nessa bancada comigo, eu como juiz, me recuso o papel de coveiro de prova viva. Posso até participar do velório, mas não carrego o caixão;, finalizou.

O primeiro a votar durante a tarde será o ministro Napoelão Nunes. Depois dele, será a vez do ministro Admar Gonzaga, que será sucedido por Tarcisio Vieira. Os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Gilmar Mendes, presidente do TSE, serão os últimos a se posicionar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação