Politica

Temer está com Torquato, advogado Gustavo Guedes, ministros e líderes

O presidente precisa organizar a base aliada para garantir os 172 votos necessários para barrar a denúncia no Congresso

Agência Estado
postado em 25/06/2017 19:41
O presidente Michel Temer já está no Palácio do Alvorada, onde realiza neste domingo uma reunião política para tratar da crise do governo. Já estão com o presidente, além de Moreira Franco (Secretária-Geral), o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o advogado Gustavo Guedes.

Também já chegaram ao Alvorada os ministros Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Aloísio Nunes (Relações Exteriores), o líder do governo no Congresso, André Moura, e o líder da Câmara, Aguinaldo Ribeiro.

Em meio às crises política e jurídica, o governo quer articular as ações da próxima semana para tentar se sustentar e também para traçar a estratégia de governo para o recebimento da denúncia que o procurador-geral Rodrigo Janot deve apresentar nesta semana. A denúncia será tratada como prioridade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se Janot optar por fatiar a denúncia, os pedidos devem, a princípio, ter tramitação em separado.

Temer precisa organizar a base aliada para garantir os 172 votos necessários para barrar a denúncia no Congresso. No Planalto há uma maior ala que se mostra otimista em relação ao poder do governo em derrubar as denúncias na Câmara, mas alguns auxiliares já admitem que "na Câmara nada é tranquilo".


AGU


Mais cedo, Temer recebeu a advogada-Geral da União, Grace Mendonça, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, no Palácio do Jaburu, residência oficial do presidente. Segundo apurou o Broadcast, Temer recebeu Grace para desmentir boatos sobre uma possível troca na pasta.

Na semana passada, circulou a informação de que a ministra seria substituída pelo sub-chefe de assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha. No dia, porém, Temer - que estava em viagem pela Noruega - pediu que um ministro ligasse para Grace e a tranquilizasse. Auxiliares do presidente disseram que a informação foi um fogo-amigo" contra a ministra, mas que ela conta com o respaldo de respeito do presidente até o momento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação