Politica

Lava-Jato pegou com Cunha lista de "loteamento de cargos ao PMDB"

Há menção a diversos ministérios, entre eles Turismo, Agricultura, Previdência, Comunicação, Minas e Energia.

Agência Estado
postado em 26/07/2017 15:25
Há menção a diversos ministérios, entre eles Turismo, Agricultura, Previdência, Comunicação, Minas e Energia.
A Operação Catilinárias, desdobramento da Lava-Jato que atingiu em cheio as principais lideranças nacionais do PMDB, em dezembro de 2015, apreendeu com o então presidente da Câmara Eduardo Cunha (RJ), "documentos referentes ao loteamento de cargos" na Petrobras, em favor do partido durante os governos Lula e Dilma.

As informações foram compartilhadas pelo Supremo Tribunal Federal com o Ministério Público Federal, no Paraná, e anexadas a um processo da Lava-Jato nesta segunda-feira (24/7).

A força-tarefa informou ao juiz federal Sérgio Moro que "foram encontrados documentos referentes ao loteamento de cargos provavelmente em favor do PMDB".
;Um dos documentos traz informações acerca de cargos no "Gov Lula" e "Gov Dilma", em alusão aos Governos dos ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, sendo que na coluna "Gov Lula" consta "Dir Int Petrobras" e "1/2 Dir Abast Petrobras", o que faz alusão à diretoria Internacional da Petrobras e à diretoria de Abastecimento da Petrobras", diz o documento da Procuradoria da República.

As duas páginas anexadas pelos procuradores estão escritas a mão. Em uma delas há menção à "Caixa". Na primeira coluna, está escrito "vice-p jurídica" e "vice loterias". Na segunda, "igual".

A outra folha tem o título "cargos" e está dividida em duas colunas "Gov Lula" e "Gov Dilma". Há menção a diversos ministérios. Na lista estão Turismo, Agricultura, Previdência, Comunicação, Minas e Energia, entre outros.

No campo "Min Comunicação", o documento apreendido com Eduardo Cunha ainda aponta para "Correios" e "Anatel". Em "Min M Energia", os investigadores identificaram "Furnas".

As anotações indicam ainda "B Brasil". No campo "Gov Lula", há menção a "vice pres gov" e "vice pres TI". Ao lado, no campo "Gov Dilma", há a palavra "nada".

Quando foi deflagrada, em 2015, a Catilinárias vasculhou a residência oficial da Presidência da Câmara, então ocupada por Eduardo Cunha. Na ocasião, a Polícia Federal apreendeu o celular do peemedebista.

Eduardo Cunha está preso desde outubro de 2016. O ex-deputado do PMDB já foi condenado por Moro a 15 anos e quatro meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele também é réu em ação penal na 10; Vara Federal de Brasília por esquema de corrupção no âmbito do FI-FGTS. O ex-deputado estaria disposto a fazer delação premiada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação