Petição virtual: impeachment de Gilmar Mendes tem apoio de quase um milhão

Na justificativa para o pedido estão os inúmeros habeas corpus concedidos por Gilmar a poderosos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/08/2017 15:37

Carlos Moura/SCO/STF
 
Uma petição virtual pedindo o impeachment o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, já tem quase um milhão de assinaturas em apoio à medida. A justificativa para o impedimento são as diversas decisões polêmicas do magistrado, como a de soltar réus na Operação Lava-Jato. 

Até a manhã desta quarta-feira (23/8), o abaixo-assinado contabiliza 786.410 adesões. Faltam 213.590 para chegar à meta de um milhão estabelecida para entregar o pedido ao Senado.
 
 
Na justificativa para o impeachment estão os inúmeros habeas corpus concedidos por Gilmar a poderosos, que demonstrariam que ele julga casos com parcialidade. 

O último caso mais polêmico envolvendo o ministro foi o da soltura por duas vezes do réu e empresário Jacob Barata Filho, com quem Gilmar Mendes tem relação pessoal. O magistrado foi padrinho de casamento da filha de Barata e, mesmo assim, não se considerou impedido para julgar um habeas corpus a favor dele. 


Juristas querem impeachment


O impeachment de Gilmar Mendes já foi pedido ao Senado Federal pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles e pelo professor de Direito da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Neves. Junto com outros juristas, eles afirmam que há pelo menos três motivos para Gilmar perder o cargo de ministro do STF. 

Entre as razões está o fato de ele ter participado de atividade político-partidária. Eles citam ainda o abuso de autoridade por parte de Gilmar e o fato de ele atuar em casos nos quais deveria se declarar impedido. 

No pedido, os juristas citam a gravação de uma conversa com o senador Aécio Neves (PSDB) na qual o tucano pedia que o magistrado intercedesse junto a parlamentares a favor do projeto de abuso de autoridade.

Senado precisa analisar


Ao comentar os pedidos de impedimento, Gilmar chegou a dizer que o momento era politizado. 

O senado não deu andamento aos pedidos de impeachment contra o ministro. A pressão popular é para que o assunto seja analisado.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
Reinaldo
Reinaldo - 28 de Agosto às 08:21
Quem apoia ladrão é ladrão também, Vamos tirar o Gilmar, o Temer e um montão questão com eles. Assim como não apoie Lula e Dilma também não apoio esta cambada atual.
 
José
José - 27 de Agosto às 09:50
Devia ser apeado do cargo, ser processado, julgado e preso pelas idiotices que diz. Se parece muito com a ANTA DESGOVERNADA na falta de neurônios.
 
DECIO
DECIO - 26 de Agosto às 14:59
no tribunal,manda quem pode...e ele dr. Gilmar...poooode
 
Nilton
Nilton - 25 de Agosto às 13:16
Atenção senhores assinantes do IMPEACHMENT, vocês poderão ser a próxima vítima do judiciário, das polícias ou do ministério público ou do Nilolás Maduro e podem ir para a cadeia. Aí vão precisar do Gilmar Mendes. Estado de Direito e o art. 5 da constituição federal eu respeito e são importantíssimo.
 
Cristóvão
Cristóvão - 27 de Agosto às 12:21
Ou Nilton vai estudar um pouquinho, sai do seu mísero ensino fundamental. Cagão, tá com medo de quê? Maduro é na Venezuela ou tu não entende nem de geografia?
 
Eduardo
Eduardo - 25 de Agosto às 11:48
1 milhão é pouco. Existem no mínimo 10 milhões de esquerdistas que odeiam Gilmar Mendes por questão político-partidária e pouco estão ligando para questões de direito, justiça e muito menos combate à corrupção, pois os corruptos de estimação, esses eles defendem.
 
Genaro
Genaro - 25 de Agosto às 10:15
Antes que esse Imperador Gimar NERO Mendes, coloque fogo no Brasil, assinem e peçam o impeachment desse .... Pelo menos faça a sua parte, se vão ou não fazê-lo, depende de quanto entrar nos cofres, deles....mas faça a sua parte
 
Jose
Jose - 24 de Agosto às 12:53
Este Senadores não tem competência, muito menos moral ilibadas nem para fazer seu auto-julgamento por isso ENGAVETAM TUDO pelo TOMA LÁ DA CÁ! -O fórum legal já constitucionalizado, sem direito a apelações (Habeas Corpus),pois devido às coletâneas de atos condenáveis do sr. gilmar mendes,considero O FÓRUM VIRTUAL,o mais legítimo,hábil,contemporâneo e inatacável! IMPEACHMENT JÁ!
 
filomena
filomena - 23 de Agosto às 17:39
Onde assinar o pedido? quero participar, nao aguento mais ver a cara desse podre.