Politica

Janot: "Sabia que haveria um custo por enfrentar esse modelo corrupto"

Procurador-geral da República fez seu último pronunciamento no STF poucos minutos depois de oferecer uma segunda denúncia contra o presidente Michel Temer

Fernando Jordão, Bernardo Bittar
postado em 14/09/2017 18:14
Procurador-geral da República, Rodrigo Janot
Minutos depois de a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (14/9), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que estava na Corte para participar de sua última sessão como chefe do Ministério Público Federal (MPF), disse que, antes mesmo de assumir o cargo, sabia que "haveria um custo por enfrentar esse modelo político corrupto e produtor de corrupção".

"Tenho sofrido nessa jornada ; que não poucas vezes pareceu-me inglória ; toda a sorte de ataques. Resigno a meu destino, porque mesmo antes de começar sabia exatamente que haveria um custo por enfrentar esse modelo político corrupto e produtor de corrupção, cimentado por anos de impunidade e de descaso. Mas tudo isso para mim já se encontra nos escombros do passado. Os mortos, então, deixai-os a seus próprios cuidados. As páginas da história hão, certamente, de contar, com isenção e verdade, o lado que cada um escolheu para travar sua batalha pessoal nesse processo", afirmou o procurador-geral em seu discurso de despedida.
Ainda durante seu último discurso no STF, Janot afirmou ter militado ;até o último instante; na defesa dos compromissos assumidos, exaltou o ;instituto da colaboração premiada; e elogiou o Supremo, afirmando que ;não poderia me furtar a testemunhar publicamente a retidão desta casa;. Para o procurador-geral, a Corte foi ;firme e respeitou as leis da Constituição, mas não se acovardou; diante da Lava-Jato.
;O Ministério Público continuará a cumprir sua missão. Nós, do Judiciário, ficamos honrados com a instituição. Nós somos passageiros, mas a Justiça é permanente;, respondeu a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Denúncia

Também nesta tarde, o procurador-geral apresentou nova denúncia ao presidente da República, Michel Temer. Poucos dias antes de deixar a chefia do Ministério Público, Janot acusou Temer de obstruir a Justiça e de participar de organização criminosa.
Inicialmente, a expectativa era de que as denúncias viessem separadamente. Mas, por conta do fim do mandato dele à frente do Ministério Público Federal (MPF), optou-se em juntar os dois assuntos numa peça única.
Na quarta-feira, Rodrigo Janot foi autorizado pelo STF a continuar com as investigações envolvendo o presidente Michel Temer. O Supremo, no entanto, não autorizou o oferecimento a nova denúncia. A sessão foi adiada para a próxima quarta-feira.
Como a suspensão não foi concluída, Janot, em tese, pode apresentar nova denúncia contra Michel Temer. A expectativa é de que Temer seja acusado de participação em organização criminosa. O risco, no entanto, é de que a peça fique parada no STF até a próxima semana.
Outra possibilidade é a denúncia perder a validade, o que acontece se os ministros entenderem que ela ainda não poderia ter sido oferecida pelo PGR. Rodrigo Janot deixa o cargo máximo do Ministério Público neste domingo, e será substituído por Raquel Dodge.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação