Politica

Dodge pede para ouvir Temer em investigação de propina no Porto de Santos

Ministério Público quer saber se o presidente recebeu propina para editar decreto que atinge o setor portuário

Renato Souza
postado em 02/10/2017 17:36
Ministério Público quer saber se o presidente recebeu propina para editar decreto que atinge o setor portuário
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para ouvir o presidente Michel Temer em uma investigação que apura suspeitas de corrupção em um decreto do setor portuário. O Ministério Público analisa se Temer recebeu propina para emitir um decreto, publicado no começo deste ano, que beneficia a empresa Rodrimar, concessionária do Porto de Santos, em São Paulo.

No ofício enviado ao ministro Luis Roberto Barroso, que é o relator do caso no STF, Raquel pede ainda para colher o depoimento do ex-assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures. Também são acusados de corrupção os executivos Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, da Rodrimar. As suspeitas começaram após os procuradores terem acesso a uma gravação, entre Temer e Rocha Loures, no qual os dois conversam sobre mudanças nos portos.

A procuradora não informou a data que pretende ouvir o presidente Temer. No entanto, ela afirma no documento enviado ao STF que pretende concluir as diligências em 60 dias.

Em nota, o presidente Michel Temer afirmou que o conteúdo do decreto é público e nega as acusações. ;Vale destacar que houve amplo debate com o setor antes da publicação do decreto de renovação das concessões de portos. Todos os dados são públicos. O assunto não comportava nenhum sigilo ou informação privilegiada, apenas a publicação do decreto que finaliza o longo processo de negociação entre o governo e o setor empresarial, como é comum e legítimo em uma democracia;. A empresa Rodrimar informou que nega qualquer irregularidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação