Politica

Após delação, PF investiga Paulo Skaf, Steinbruch e Palocci

Os três foram citados na delação premiada de executivos da Odebrecht

Agência Estado
postado em 02/11/2017 10:37
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, por supostos crimes de corrupção ativa e passiva. Aberta em 19 de outubro, a investigação também tem como alvos o ex-ministro petista Antonio Palocci e o ex-presidente da Companhia Siderurgia Nacional (CSN) Benjamin Steinbruch.

Os três foram citados na delação premiada de executivos da Odebrecht, homologada pelo Supremo Tribunal Federal em janeiro deste ano.

O empreiteiro Marcelo Odebrecht declarou que repassou R$ 14 milhões a Palocci e R$ 2,5 milhões a Skaf, a pedido de Steinbruch. Em 20 de outubro, o delegado Milton Fornazieri Júnior, um dos que comandam a investigação em São Paulo, solicitou ao juiz federal Sérgio Moro, da 13.; Vara Federal em Curitiba, documentos ligados à delação da Odebrecht.

[SAIBAMAIS]A transferência estava ligada, segundo o executivo, a um ;compromisso; assumido por Steinbruch com o PT e com o presidente da Fiesp - por causa de sua campanha ao governo de São Paulo. Skaf foi candidato duas vezes: em 2010, pelo PSB, e em 2014, pelo PMDB.

De acordo com os delatores, os valores foram repassados por meio do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, o ;departamento de propinas; da empreiteira, segundo investigações. As quantias não foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em junho, o relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin, determinou que o trecho da delação da Odebrecht que cita Skaf, Palocci e Steinbruch fosse remetido à Justiça Federal em São Paulo, sob o argumento que os fatos teriam ocorrido na capital paulista.

Na ocasião, tanto Skaf quanto Steinbruch defenderam a remessa para São Paulo. A defesa do presidente da Fiesp alegou que os fatos envolveriam ;tão somente contribuições eleitorais;. Já Steinbruch argumentou que os fatos não teriam relação com a Petrobras, devendo ser remetidos à Justiça Eleitoral de São Paulo ou à Justiça Federal do Estado.

Defesas


Por meio de nota, a assessoria de comunicação de Skaf disse que todas as doações recebidas por sua campanha ao governo de São Paulo ;estão devidamente registradas na Justiça Eleitoral, que aprovou sua prestação de contas sem qualquer reparo;. Afirmou ainda que o presidente da Fiesp ;nunca pediu nem autorizou ninguém a pedir qualquer contribuição de campanha que não as regularmente declaradas;.

A reportagem procurou Steinbruch e a defesa de Palocci, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação