Politica

Lula continua isolado na disputa presidencial de 2018, mostra Datafolha

O ex-presidente Lula tem o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Jair Bolsonaro. Sem o petista na disputa, Bolsonaro fica em primeiro, Marina em segundo e Ciro em terceiro

postado em 02/12/2017 20:09
Lula sorri e fala ao microfone
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando com folga a corrida presidencial para 2018, merecendo o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O dado é de uma pesquisa divulgada neste sábado (2/12) pelo Instituto Datafolha e publicado na internet pela Folha de S. Paulo.

Em um dos vários cenários testados, Lula aparece com 36% das intenções, contra 18% de Bolsonaro. Marina Silva (Rede), que, neste sábado, confirmou sua intenção de concorrer à Presidência mais uma vez em 2018, aparece em terceiro, com 10%, à frente do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mais provável candidato do PSDB, que tem 7%, empatado com Ciro Gomes (PDT).

A grande vantagem de Lula sobre os demais candidatos se mantém em todos os cenários testados, variando de 34% a 37%. Com Lula na disputa, Bolsonaro oscila entre 17% e 19%.

O Datafolha também testou cenários sem Lula como candidato. Nesse caso, votos são transferidos para todos os principais concorrentes. Bolsonaro fica em primeiro, com 21%, Marina, em segundo (16%) e Ciro (12%) ultrapassa Alckmin (9%).

Joaquim Barbosa

Outros nomes aventados para a disputa não demonstram um grande desempenho. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não ultrapassa os 2%; João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo, atinge apenas 5%, e o senador Álvaro Dias (Podemos) tem teto de 4%, um ponto a mais que Fernando Hadad (PT).

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem um desempenho melhor que esse grupo quando nem Lula nem Marina entram na disputa. Nessa hipótese, ele marca 8%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação