Politica

Maia evita avaliar se condenação de Lula fortalece candidatura de centro

Para o democrata, a situação ainda é muita incerta para analisar os impactos do julgamento do petista

Rodolfo Costa
postado em 25/01/2018 12:34
O presidente em exercício evitou fazer muitos comentários sobre Lula
O presidente da República em exercício, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), evitou avaliar se a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fortalece um candidato de centro. Para o democrata, a situação ainda é muita incerta para analisar os impactos do julgamento do petista. ;Fazer análise para daqui a 24h no cenário político brasileiro de hoje já está difícil, né. Para outubro, é quase impossível;, ponderou.

A perspectiva de uma inelegibilidade de Lula pode mudar todo o cenário possível. Líder nas pesquisas eleitorais, a possibilidade de ausência do petista nas eleições reabre a disputa pela sucessão da Presidência da República. Inclusive para o candidato que o governo lançará em conjunto com partidos aliados do centrão no Congresso Nacional. Hoje, brigam por essa ;vaga; o próprio Maia, o ministro da Fazenda, , e o governador de São Paulo, .

O presidente em exercício, no entanto, evitou fazer muitos comentários sobre Lula. ;Não cabe ficar comentando a condenação. É um ex-presidente da República. Não devemos ficar comentando, mas reafirmando a nossa democracia e o bom funcionamento das nossas instituições. O julgamento de ontem provou que, apesar de tudo, as instituições têm independência e liberdade para julgar qualquer brasileiro. Foi assim que aconteceu ontem;, destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação