Revista

São Paulo, capital da moda

São Paulo Fashion Week promete levar a energia a criatividade do brasileiro para a passarela

Flávia Duarte
postado em 03/06/2010 16:56

Assim ficará o vão central da Bienal para receber a São Paulo Fashion Week no dia 8

Flávia Duarte

A maior semana de moda da América Latina, como afirmou hoje a organização do evento, Paulo Borges, está oficialmente aberta. Na tarde dessa terça feira, imprensa e patrocinadores da São Paulo Fashion Week se reuniram para falar um pouco de como será sua 29; edição.

Como já havia sido anunciado, o tema ANIMA irá inspirar a SPFW, que promete valorizar a energia e criatividade do brasileiro. Aliás, criatividade também se viu na sala da coletiva. Ao invés das frias cadeiras de auditório, os patrocinadores receberam a imprensa sentados em cadeiras assinadas pelos irmãos Campana. Entre elas, uma feita com pequenos tocos de madeira e outra coberta com onças de pelúcia.

Sentados ali, eles falaram um pouco do que os visitantes podem esperar do SPFW, cujos desfiles começam nesta quarta.Paulo Borges, disse que essa edição fecha um ciclo do evento. Para o ano que vem, ele afirma que haverá mudanças em toda a estrutura, mas não adianta quais serão. "Nós não queremos mais apenas planejar o futuro, queremos viver o futuro;, comenta enigmático.

Enquanto nos resta esperar próximo ano para saber o que de diferente o SPFW terá, para esta edição terá muita animação, como prega a temática, garantida a quem passar pela Bienal. A Grandene, por exemplo, terá um lounge para que as pessoas customizem a própria sandália; a Oi fará fotos dos looks mais estilosos durante o evento; a Seda faz mistério sobre mais um lançamento, mas avisa que no lounge terá hora para cuidar dos cabelos. A Melissa apresentará o livro Plastic Dreams, que reúne os melhores objetos de design em plástico do mundo, entre elas a brasileiríssima Melissa. Tudo isso só reforça a temática desta semana fashion.


Nas passarelas, os holofotes voltam-se para as criações dos estilistas e para quem veste a coleção. Entre os nomes confirmados para desfilarem estão as tops Carol Ribeiro, Isabeli Fontana, Gracie Carvalho, Carol Trentini, Isabel Goulart, Ana Cláudia Michels, Bárbara Berger e Gisele Bündchen, que esteve afastada da última edição por causa da gravidez. Entre as beldades internacionais, confirmam-se a top americana Chanel Iman e a canadense Alana Zimmer.

CURIOSIDADES

  • A cada evento comparecem, a cada edição, em média 150 compradores internacionais, representantes de grandes redes de varejo oriundos da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Índia e América Latina.
  • A média de jornalistas e profissionais de imprensa na cobertura do evento é de mais de 2.100, nacionais e internacionais cadastrados, de dezenas de países, entre Rússia, França, Japão, Coréia, Itália, Estados Unidos, Alemanha, entre outros.
  • Aproximadamente 350 modelos desfilam nas passarelas dos desfiles realizados.
  • 39 marcas irão desfilar nessa edição.
  • São investidos, em média, R$ 8 milhões a cada edição do SPFW. Nesta edição, o valor é o maior de todas: aproximadamente R$ 13 milhões de reais.
  • Desde a primeira edição, o SPFW atraiu mais de 1,8 milhão de pessoas ao Pavilhão da Bienal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação