Revista

Inspiração para as muçulmanas

Em entrevista exclusiva à Revista do Correio, a blogueira Jana Kossaibati celebra a diversidade cultural e fala das manifestações de carinho que recebe

postado em 22/07/2010 13:35
Em entrevista exclusiva à Revista do Correio, a blogueira Jana Kossaibati celebra a diversidade cultural e fala das manifestações de carinho que recebeQuando as muçulmanas começaram a incorporar hijab à moda ocidental?
As mulheres muçulmanas sempre assimilaram uma vestimenta modesta às tradições do país onde moram. Veja, como exemplo, países variados como Sudão, Indonésia e Paquistão. Mesmo que eles tenham diferentes estilos de vestimenta, as muçulmanas desses países se adaptaram. Nada mais natural que o mesmo acontecesse em países ocidentais.

Onde você busca inspirações?
Muçulmanas podem se inspirar em quase tudo: desfiles, revistas e, claro, na forma como outra muçulmana se veste. Esse crescimento da indústria da moda islâmica em países como Turquia e Malásia, por exemplo, também é inspiração para muçulmanas em todo o mundo.

Essa interferência da moda ocidental sobre a cultura do hijab é bem aceita nas comunidades islâmicas?
Algumas pessoas fazem ressalvas àquilo que elas creem que seja uma indústria baseada no materialismo e na extravagância e, por isso, acreditam que essa interferência da moda seja incompatível com a vestimenta islâmica. No entanto, moda pode ser tudo que você quiser que seja. Eu prefiro usar a palavra estilo. Comunidades muçulmanas de todo o mundo encontram sua forma de expressar cultura, tradição e tendências a partir da forma como se vestem.

Que retorno você tem das leitoras do blog?
O feedback que recebo das leitoras é surpreendentemente positivo. Muitas mulheres escrevem para me dizer que o blog as inspirou a usar o hijab e abriu um leque de opções de estilo. Acredito que existam muitas mulheres interessadas nesse assunto, talvez por isso o blog tenha 12 mil fãs no Facebook. A maioria está procurando roupas simples e, ao mesmo tempo, elegantes. Há um espaço a ser ocupado pelo mercado, voltado para os hijabs em diferentes ocasiões: esportiva, casamento, festa, jantares, maternidade.

Revistas de moda ocidentais incluem a forma de se vestir das muçulmanas? Você sente falta de ler e ver mais sobre seu estilo?
Revistas como Marie Claire, por exemplo, já incluíram, ocasionalmente, mulheres muçulmanas em suas páginas. Na maioria das revistas, entretanto, essa ausência deve estar ligada à ideia de que a vestimenta islâmica não pode ser estilosa, ou que ela é apenas um símbolo político. Agora, revistas de moda muçulmana existem em países como Egito, Malásia, onde, obviamente, há um grande público leitor. Mas, em países onde a comunidade muçulmana é pequena, é raro encontrar essas revistas e acho que as mulheres têm interesse em ler esse tipo de publicação.

Você acredita que outras culturas entenderão um pouco mais sobre o islamismo ao ler o blog?
Acredito. Muitas pessoas estarão cientes de que os muçulmanos formam grupos diversos em todo o mundo. E que a forma como nos vestimos, em particular, inspiram mulheres a serem criativas com seu estilo, em vez de se restringir. O blog é popular em diversos países e lido, na maioria, pelas muçulmanas. Nosso código de vestimenta permite nossa união e, ainda, uma celebração da nossa diversidade. Tenho alguns leitores do Brasil, mas não muitos. Seria muito interessante saber como as mulheres muçulmanas daí se vestem.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação