Revista

A terapia da decoração

Nesta entrevista, o designer de interiores Maxwell Gillingham-Ryan, autor do blog Apartment Therapy, fala sobre sua experiência como "decorador" de milhões pela internet

postado em 01/10/2010 16:04

Nesta entrevista, o designer de interiores Maxwell Gillingham-Ryan, autor do blog Apartment Therapy, fala sobre sua experiência como

Em 2004, o designer de interiores Maxwell Gillingham-Ryan dava início a mais um de seus projetos de decoração. Com uma diferença. No lugar de um cliente, uma sala ou um quarto para decorar, o projeto da vez tinha mais a ver com milhões de pessoas de todo o mundo interligadas por projetos de decoração, não necessariamente comandados por um profissional, numa tela de computador. Por trás dos ambientes e dicas de como deixar sua casa mais agradável sem gastar os tubos, uma mensagem maior: organizar a casa pode também ser uma maneira de tornar a vida um pouco melhor. O projeto em questão era o blog Apartment Therapy (terapia do apartamento, em português), uma referência hoje quando o assunto é decoração na internet.

Quando o blog nasceu, em 2004, não existia ainda essa febre de decoração na internet. Por que criar um blog de decoração?
Quando comecei como designer de interiores, em 2001, vi que as pessoas tinham medo de gastar muito com decoração e, principalmente, que tinham muito a aprender umas com as outras. Por isso, eu vi no blog uma oportunidade de compartilhar soluções criativas feitas por gente comum. Geralmente, as pessoas associam ótimos lares a ótimas contas bancárias. É um erro. A nossa casa é o único lugar onde podemos nos expressar completamente. Acredito que, se ela não te dá o apoio de que você precisa quando chega cansado do trabalho, isso repercute na sua vida. Isso não requer dinheiro. Requer atenção, cuidado e dedicação. Essa é a matriz do Apartment Therapy.

Por que as pessoas estão começando a prestar mais atenção em seus lares agora?
Acredito que seja uma revisão de valores. É parte de um todo. Aqui em Nova York ; e imagino que seja assim em muitos lugares ;, as pessoas trabalham muito e passam tempo demais longe de casa. Agora, elas estão mais do que nunca sentindo falta de casa, de passar um tempo nela, de viver de maneira mais simples, como nos anos 1990. As pessoas querem viver mais e melhor. Cansaram-se de gastar demais, de correr demais, de consumir demais. Elas querem qualidade agora. E isso começa pela sua casa.

Por que o Apartment Therapy faz tanto sucesso?
Eu mesmo me surpreendo com a repercussão do nosso trabalho, às vezes. Acho que é pela maneira como abordamos o assunto, que é diferente de tudo o que havia. Mais do que decoração, celebramos a qualidade de vida. Com qualquer orçamento. Revistas mostram casas caras. Nós mostramos casas ao alcance de todo mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação