Revista

Companhia verde

Quatro ambientes criam pequenos jardins dentro de casa

postado em 25/10/2010 15:30

Chegar em casa e ver o jardim florido, observar a chuva molhar a terra após um extenso período de seca, olhar para a horta e poder colher a primeiras folhas de manjericão para aquele molho de tomate caseiro são pequenos detalhes que fazem a vida mais prazerosa. Melhor ainda ter tudo isso dentro de casa, mesmo que ela seja um apartamento. Uma varanda, um canteiro ou mesmo uma parede fazem as vezes de um belo quintal, mesmo em um exíguo espaço, como mostraram oito projetos em recente mostra de paisagismo que fizeram jardins em 12m;. Trouxemos alguns exemplos para você.


Quintal de leitura

Quatro ambientes criam pequenos jardins dentro de casaUm quintal dentro de casa foi a proposta de Dinah Fernandes e Rose Antonelli. ;Para o jardim, usei muitas bromélias, plantas de fácil cuidado. Basta colocar um pouco de água no copo da própria flor. E posso frisar: não é foco de dengue porque a bromélia produz uma enzima que mata os ovos do mosquito;, explica Dinah Fernandes. Para a vegetação alta, rafis e arundina, também conhecida como orquídea bambu, planta que floresce na primavera.

Boas-vindas

Quatro ambientes criam pequenos jardins dentro de casaO ambiente da paisagista Maria Cristina Cunha é ideal para ambientes ensolarados. Foi usada a babosa, planta nativa de cerrado, em alguidares, que são vasos artesanais do nordeste, além de capim do texas rubro. ;A princípio, quis fazer curvas de níveis mostrando plantas variadas, mas o ambiente transformou-se em um jardim árido por causa das espécies suculentas e do uso de pedras.; O espaço é supereconômico quanto ao gasto de água, pois não precisa de muita irrigação. O ambiente bucólico e zen tem a cara do cerrado.

No pátio

Quatro ambientes criam pequenos jardins dentro de casaPrática e de baixo custo, a proposta do paisagista Mendo Barreto ainda deixa as pessoas à vontade para uma conversa sob a árvore. Aqui, uma variedade enxuta de plantas: buchinhos, liriopes e, no centro, do ambiente, um vaso de madeira e uma mesa de vidro circundam a árvore de jasmim pluméria. ;Minha ideia foi criar um ambiente acolhedor, onde a pessoa pode chegar e relaxar em harmonia com a natureza.;

Varanda de cheiros e aromas

Quatro ambientes criam pequenos jardins dentro de casaUm pedacinho de terra para você plantar e colocar uma cadeira para espreguiçar-se, observando e cheirando a horta, foi ideia das paisagistas Edna Melo, Djania Savoldi e Angelika Bredt. ;Pensamos num espaço pequeno, como uma varanda ou mesmo uma cobertura, onde você possa descansar. Esse é também, ao mesmo tempo, um lugar de aromas;, explica Angélika. Pode-se colher flores comestíveis como as petúnias, além de alecrim, salsinha, cebolinha, pimenta de cheiro, manjericão roxo e verde. O espaço, inclusive, fica mais alegre com as sete bacias pintadas para colorir o ambiente.

Agradecimento: Casa Park

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação