Revista

Uma prévia do inverno

Quando todo mundo fala da chegada do inverno, a sétima edição do Minas Trend Preview já mostra à indútria da moda o que será tendência nos dias frios de 2011

postado em 03/11/2010 18:11

Festa de abertura do evento: homenagem ao grupo de dança Corpo

Durante toda a semana, até 6 de novembro, é realizado em Belo Horizonte o 7; Minas Trend Preview. A semana de moda de Minas Gerais é o único evento nacional dedicado às coleções fora de temporada. A ideia é dar uma prévia ao mercado de moda do que vem no inverno de 2011. "Acho o Preview mais importante, pois dá um tempo maior da indústria se organizar. O que eu desfilo aqui só chega nas lojas na segunda quinzena de fevereiro", argumenta o diretor criativo da Cavalera, Alberto Hiar. Os quatro dias de evento vão contar com marcas locais e importantes nomes nacionais, como a própria Cavalera, Neon, Fause Haten, Vitor Dzenk e Samuel Cirnansck. O tema deste ano é uma comemoração aos 35 anos do Grupo Corpo.

A grande diferença do evento, além da sazonalidade, é a pegada comercial. O Minas Trend é essencialmente um evento comercial, que conta com uma parte de moda. Mas isso não faz com que os desfiles sejam sem graça. Muito pelo contrário, pelo fato de não ter a mesma pressão que as duas maiores semanas de moda do Brasil - São Paulo e Rio de Janeiro -, Minas consegue fazer desfiles mais autorais. O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Na direção artística está Carlos Pazetto, e a maquiagem fica por conta do Ricardo dos Anjos. São mais de 4 mil pessoas na produção, 2,5 mil convidados por dia e 20 marcas desfilando.

A festa de abertura do Minas Trend Preview foi uma coisa bonita de se ver. O evento ocorreu na Serraria Souza Pinto e teve curadoria do estilista Ronaldo Fraga. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes, desde a iluminação, da decoração até o cardápio. A fachada da Serraria estava iluminada com luzes cor-de-rosa. Dentro, pernas de bailarinas flutuavam como se estivessem dançando. Nas paredes foram colocados painéis com sapatilhas de balé repetidas vezes. O tema era uma homenagem ao Balé Corpo, que comemora 35 anos de estrada.

Modelo desfila coleção de Ronaldo Fraga: feminilidadeSimultaneamente à festa, Ronaldo organizou um desfile com todas as marcas que participam do evento. Quando todos estavam sentados na sala, o músico Arnaldo Antunes entrou declamando um poema sobre o corpo. Depois, modelo por modelo foi entrando na passarela. Ronaldo escolheu roupas superfemininas, recheadas de transparência. As roupas tinham movimento interessante nas barras e eram cheias de informações femininas: penas, babados, bordados. Pouquíssima estampa e muita textura. Eram brincadeira de tecidos, bordados anos 1920, franjas... Tudo no preto, com toques de vermelho.

Ao fim do desfile, vários casais de dançarinos entraram na passarela. Eles dançavam ao som de uma banda de salão de baile e com projeções de espetáculos do grupo. Bolas de espelho completavam o cenário. Tudo acabou com os dançarinos chamando a plateia para dançar. Aos poucos, o público foi dissipando de volta para o salão da festa, mas a banda no parou de tocar. A festa terminou com deliciosos doces servidos em uma longa mesa. Deixando todos com vontade de ver o que esperar da 7; Minas Trend Preview.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação