Revista

O super-herói do organismo

Presente em cerca de 300 reações bioquímicas diárias do corpo, o magnésio é indispensável para a saúde

postado em 16/12/2010 18:31

Maria Inês superou as crises de cistite com a ajuda de um composto de vitaminas e de sais mineraisEm nosso organismo, ele regula o aproveitamento dos minerais e orienta a síntese de proteínas. Ele está presente em quantidade adequada nos mananciais de água de áreas de populações longevas, como Japão e norte da Europa. É o magnésio, substância que faz parte do ATP, molécula de energia celular. Ele atua em cerca de 300 reações bioquímicas realizadas diariamente por nosso corpo. Entre as mais importantes está o metabolismo das enzimas. E mais: é um antagonista natural do cálcio no sistema cardiovascular, o que reforça os nossos mecanismos de defesa e a manutenção da saúde.

A fonte natural de magnésio são os alimentos, principalmente as folhas verdes (ele está na base da clorofila), os cereais integrais, os frutos do mar, as plantas oleaginosas, as leguminosas, as sementes e os cereais. As festas natalinas acabam sendo um bom pretexto para consumir esse mineral. As nozes, tão comuns nas ceias, são riquíssimas em magnésio.

Estudos publicados em diversas partes do mundo esclarecem os benefícios das nozes para a saúde;, afirma o nutrólogo Edson Credidio, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em seu livro Alimentos funcionais na nutrologia médica (Editora Ottoni). Elas são consideradas indispensáveis para quem deseja combater a fadiga e resguardar os ossos. Só não dá para exagerar, pois o fruto da nogueira-comum é altamente calórico.

Outro item alimentício generoso em magnésio é a água-de-coco, um hidratante natural bastante conhecido dos brasilienses e que tem a vantagem, nesta temporada de festas e de excessos, de ajudar no combate à ressaca. ;Ela ajuda a recuperar as perdas dos eletrólitos: sódio, potássio e magnésio;, garante o nutrológo Daniel Magnoni.

Independentemente de qualquer coisa, o magnésio deve fazer parte de nossa dieta. ;A ingestão diária depende da necessidade de cada pessoa;, afirma o neurologista e médico ortomolecular Arnoldo Velloso da Costa, autor do livro Magnésio ; O que ele pode fazer por você? (Editora Thesaurus).

Velloso revela que problemas como insônia, enxaqueca e variações dos níveis de açúcar no sangue costumam indicar que o mineral está em falta em nosso organismo. De modo semelhante: quem dorme bem, tem a saúde equilibrada, possui boa capacidade física e alta disposição física e mental muito provavelmente consome a substância na medida certa.

Maria Inês Vongal, 58 anos, comprova as palavras do médico. Há três anos, enfrentando crises repetidas de cistite, ela procurou tratamento na medicina ortomolecular. Passou a tomar um composto de vitaminas e de sais minerais, entre os quais o magnésio, e sentiu uma melhora geral. ;Hoje estou mais disposta e diminuíram as infecções. Estou mais saudável;, conta Maria Inês, analista de sistema aposentada e voluntária em um abrigo no Paranoá.

Leia a íntegra desta matéria na edição 292 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação