Revista

Paredes vivas

Já sabe como "vestir" sua casa na próxima estação? Não faltam opções sustentáveis e tecnológicas de revestimentos

postado em 31/03/2011 19:09

São Paulo ; Cerâmicas, pastilhas, pisos, porcelanatos, com pinceladas de design, tecnologia e compromisso com a natureza. Foi o que apresentou a nona edição da Expo Revestir, a maior feira de revestimentos da América Latina, que ocorreu entre 22 e 25 de março, e reuniu 200 expositores nacionais e internacionais.

O evento, considerado uma espécie de fashion week do setor de arquitetura e contrução, recebeu 40 mil visitantes, a maioria de arquitetos e designers de interiores. Presidente da Expo Revestir, Antonio Carlos Kieling reforçou o compromisso com a sustentabilidade e a qualidade dos produtos expostos na feira, que movimentou US$ 160 milhões. Brasília esteve entre os destaques. Os contornos da capital serviram de inspiração para as coleções das marcas Portobello e Mosarte.

Portobello
Brasília: do azul ao concretismo
Já sabe como
A arte e a arquitetura da capital do Brasil inspiraram uma linha com o nome da cidade. Para decorar paredes internas, o revestimento faz uma releitura dos painéis de Athos Bulcão e dos traços de Oscar Niemeyer, em tons off white ou no contraste do azul com o branco. O artista plástico Ruy Ohtake também assinou uma linha chamada Concretíssyma, em que o porcelanato tem aparência e textura de concreto. Outra novidade da marca, consequência da tecnologia de impressão digital nos revestimentos, são porcelanatos que recriam materiais naturais, como a madeira (linha Ecolecction).

Biancogres
Com cara de papel de parede

Já sabe como
Novidade no mercado, a impressão digital sobre o porcelanato possilibita a alta impressão de estampas, reprodução de relevos e maior variedade de desenhos. Destaque da marca, placas monoporosas de revestimento para paredes inspiraram-se no estilo provençal (linha Provenzale) e na arte do nanquim (linha Fiori Nanquino). As tramas têxteis também foram reproduzidas com relevo sutil em cinco opções de cores (linha Decori Lux).

Lepri
Praticidade verde

Já sabe como
Com design italiano e produção brasileira, a marca cria um revestimento para fachadas de residências e edifícios feita a partir de 20% de material reciclado da própria cerâmica mais vidros de lâmpadas fluorescentes. O revestimento Eco Fachada Ventilada também cria uma barreira aos raios solares, reduz o sistema de ar-condicionado e ainda pode ser colocada sem argamassa ou rejunte. Para pisos e paredes, a linha Brick de cerâmicas imita tijolos ingleses é de fácil manutenção e instalação.

Portinari
Passado e futuro

Já sabe como
Enquanto a coleção de revestimentos de parede Mega Formatos Risk buscou inspiração em papeis de parede da década de 1950, a coleção Skin HD usou o sistema digital de impressão em porcelanato para criar revestimentos inspirados em obras arquitetônicas singulares na história de países das Américas do Sul e do Norte e da Europa. Esse é o caso da Skin Rotterdam HD, cujo revestimento com forma tridimensional foi inspirado no design conceitual da cidade holandesa.

Mosarte
De jogos à memória

Já sabe como
A linha de revestimentos de vidro Tetris, referência direta ao jogo eletrônico dos anos 1980, traz tons coloridos, além de cores clássicas e neutras (como o bege e o cinza). Mais sóbria, a coleção Arte Moderna abrange desenhos que homenageiam Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, Athos Bulcão, Lúcio Costa e Nauro Jorge.

Neobambu
Direto da natureza

Já sabe como
Na onda dos revestimentos sustentáveis, a marca apresentou piso de bambu de demolição e o deck de madeira plástica para a área externa. A linha Neobambu também é destaque em revestimentos de paredes, móveis e objetos de decoração a partir de folhas laminadas de bambu.

A repórter viajou a convite da Portobello Shop de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação