NO CLOSET

Cada um na sua

Que tal tirar uma horinha para organizar anéis, pulseiras e brincos? Manter as bijuterias guardadas ordenadamente ajuda a agilizar o dia a dia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/04/2011 18:59 / atualizado em 23/04/2011 15:46

Breno Fortes/CB/D.A.Press
A organização da bijuteria é uma dificuldade dividida pela maioria das mulheres. Normalmente, fica tudo em uma caixa, dificultando o acesso. Resultado: precioso tempo matutino gasto com a procura dos pares de brincos e desembolar de colares. “É importante organizar as bijuterias até para saber o que você tem, usa ou precisa. Quantas vezes temos uma festa e não achamos aquele brinco lindo e, na última hora, descobrimos que ele está sumido ou quebrado?”, exemplifica a personal organizer Renata Muniz.

Ela explica que o erro mais frequente das mulheres na hora de guardar brincos, colares e pulseiras é misturar tudo em caixas, colocando bijuterias quebradas junto com as de uso diário. “As pessoas juntam todas as peças (grandes e pequenas), não fazem um descarte, não separam por par e por material, não dividem por frequência de uso e misturam as tarraxas”, conta. Outro problema é guardar todos os colares em caixas: eles acabam se entrelaçando e criando nós difíceis de desatar.

A personal organizer dá dicas de como deixar a coleção de bijuterias mais organizada e fácil de achar. Comece separando tudo o que deve ser consertado e descartado o que não tenha par. Deixe à parte, em uma caixa, as bijuterias que precisam ser restauradas e veja se vale a pena consertá-las. Separe brincos por material e tamanhos. “Os colares, se pendurados nas portas ou dentro dos armários, devem ficar longe de roupas finas, pois puxam os fios e estragam as peças.” As pulseiras tipo bracelete podem ser selecionadas por formatos e espessuras e armazenadas em colmeias, dentro de caixas. “Os anéis podem ser separados por cor (prata, dourado) e guardados em porta-anéis em tecido, ou em porta-joias e caixinhas organizadoras”, ensina Renata.

A estudante Beatriz Tiziotti, 22 anos, mantém todas as bijuterias em lugares específicos. A mãe de Beatriz é designer e desenhou uma gaveta do guarda-roupa da filha para guardar as peças de maneira organizada e fácil de visualizar. “Tenho uma rotina muito corrida, então tenho sempre que estar pronta depressa. Quando vejo minhas bijuterias organizadas, consigo visualizar e não perco tempo procurando o que preciso. Além disso, ter tudo no lugar faz com que eu não perca as minhas coisas.”

Para durar mais
- Evite deixar as pérolas por muito tempo guardadas, pois só o seu uso frequente evita a falta de brilho. Se isso não for possível, embrulhe a peça em papel de seda ou pano. Periodicamente limpe-a com um pano úmido e macio.
- Não guarde bijuterias no armário, pois se elas tiverem alguma sujeira, vão atrair traças e fungos.
- Quando chegar em casa e tirar suas joias/bijuterias, não as ponha logo na caixinha. O ideal é deixá-las por algumas horas em local arejado. Isso evita a proliferação de fungos.
- Evite deixar as bijuterias em contato direto com a luz do sol ou de lâmpadas, pois isso pode danificar e alterar a coloração das peças.
- Cuidado com fórmulas “mágicas” para remover manchas! Se você não sabe como limpar, procure auxílio de um profissional ou consulte alguém de sua confiança.
- Mantenha sempre suas caixas de joias limpas, livres de poeira e umidade.
- Evite sachês e sabonetes nas caixas. Isso pode causar umidade e ainda atrair traças.
- Guarde as bijuterias de outras estações, que não estão sendo usadas, em um saco escuro de TNT ou feltro. Eles são ótimos para proteger as peças, pois permitem que fiquem arejadas. A cor escura protege da luz, evitando manchas.
- Siga sempre as orientações de cuidados que vêm nas peças.
- As joias devem ser guardadas individualmente, nunca todas juntas. Uma boa alternativa são os saquinhos de veludo, camurça ou flanela, que evitam que as peças se risquem devido ao contato de umas com as outras.
- Se puder, guarde suas joias nas caixas em que elas vieram.

Fontes: http://mundodesissi.wordpress.com, http://www.boasdicas.com.br e http://www.dicasdemulher.com.br

Inovando na organização
Use o que tem em casa para guardar suas bijuterias sem gastar dinheiro. Forminhas de gelo, xícaras e pires, organizadores de talheres, cabides organizadores e ganchos nas paredes fazem as vezes de caixas e porta-brincos de forma mais descontraída e barata.

 

Center Lojista/Divulgação

 

Leroy Merlin/Divulgação

 

Imaginarium/Divulgação

 

Tok & Stok/Divulgação
 

Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.