Revista

Entre batons e bichos de pelúcia

postado em 01/05/2011 06:14
Blogueira Maria Theodora Zaccara Sabino e Cavalcanti de Albuquerque de 13 anosVestir-se com roupas e sapatos da mãe é uma fase pela qual muitas meninas passam. No entanto, a norte-americana Tavi Gevinson tinha apenas 11 anos quando despontou no cenário fashion como uma precoce ;autoridade; no métier não por usar as roupas da mãe, mas por ousar combinações extravagantes ; e, por vezes, engraçadas ; de peças e acessórios. Tudo devidamente registrado no blog Style Rookie. Os comentários e o estilo da menina, que completou 15 anos em 21 de abril, chamaram a atenção de designers de peso, como Marc Jacobs e Vivienne Westwood, que a colocaram na primeira fila das semanas de moda. Talvez Tavi desconheça, mas foi ela quem deu um empurrãozinho para que outras meninas fossem requisitadas para dizer o que acham interessante nas passarelas.

No começo do mês, foi a vez de uma brasiliense com nome de princesa, Maria Thedora Zaccara Sabino e Cavalcanti de Albuquerque, 13 anos, ocupar um assento na primeira fila de um desfile. Teddy, como prefere ser chamada, foi convidada para escrever sobre o Capital Fashion Week, mais importante evento de moda do Centro-Oeste. Quando recebeu a notícia dos organizadores por telefone, ela respondeu aos gritos de felicidade. A surpresa não era para menos. Teddy alimenta uma página na internet sobre moda ; o Enteddyada.com ; há menos de um ano e já comemora a marca de 40 mil acessos.

Durante os três dias de evento, a brasiliense assistiu a desfiles, tuitou, fotografou, escreveu e circulou pelo hall do Teatro Nacional Claudio Santoro. Mais para jovem descolada do que para mocinha excêntrica, como Tavi, a brasiliense sabe se vestir e ainda exibe, no blog, amostras de um closet que deixa qualquer veterana de queixo caído. São pares de Louboutin, bolsas Louis Vuitton, Miu Miu, Chanel. Saias, vestidos de festa, trench coats e camisetas sociais que dividem espaço com chapéus, cintos e lenços comprados com o cartão de crédito dos pais ou presenteados por eles e por amigos. ;Desde que tinha pouco mais de quatro anos, já pedia roupas ou joias. É algo dela;, recorda a mãe.

Vaidade à parte, Maria Theodora não relegou ao ostracismo os queridos bichos de pelúcia. De todos os tamanhos e espécies, eles se espalham pelo quarto, trajados de vestidos ou jaquetas que respondem pelo mesmo desejo de consumo de seres animados e humanos. Mas o blog é, no presente, seu ;brinquedo; favorito. Espaço onde ela dá vazão ao fascínio por roupas e acessórios.

Incentivada pela mãe, que compartilha com a filha a leitura de sites e revistas do gênero, Teddy escreve sobre tendências, dá dicas de compras e ; como de praxe nesse meio ;, clica o look do dia. Do estilo preppy (à Gossip Girl) ao punk ; como ela mesma descreve ;, a blogueira não tem medo do que outros possam falar sobre seu gosto eclético. ;Se me sinto bem, bonita, e se minha mãe concorda, não vejo problema.;

Consumista confessa, Teddy adora uma novidade embalada em sacolas e empresta para as amigas tudo o que compra nos shoppings ou na última viagem para Nova York. Mas nada de exageros. Teddy curte ser adolescente. ;A última coisa que quero escutar é que pareço ter mais idade;, bate o pé.

Enquanto a puberdade chega de mansinho, a blogueira sonha com o futuro. ;Adoraria ser editora de moda da Vogue. Mas meu sonho mesmo era ser uma it girl e poder lançar tendências. Já percebo que algumas amigas na escola deram uma chance a acessórios que jamais usariam quando me viram com eles;, conta, confiante de que ainda vai imprimir seu estilo para além dos limites da capital.

No Enteddyada.com
Quando se tem 13 anos

A gente tem que ser feliz, aproveitar os momentos únicos da adolescência, não ter medo de ser você. Não esperar que as coisas aconteçam, mas fazê-las acontecer.

Sonhar e comer toda a fritura que não poderá mais comer quando tiver 40.

Chorar, gritar, dar piti e acordar com uma big espinha no meio da testa.

Rir até sair água dos olhos, ouvir críticas, fazer críticas e até se sentir inseguro.
Confiar, desapontar, mas não se deixar abalar.

Ter TOCs, tiques e todos os tipos de agonias e frescurinhas.

Não entender outras pessoas e ficar chateado quando outras pessoas não entendem você.

Falar besteira, se arrepender de ter falado e querer voltar atrás, pedir desculpas, exigir desculpas e parar no salão de vez em quando. Amar, enfim, viver.

Paixões
Xampu, condicionador, leave-in, liquidações, compras, shoppings, maquiagem, sombra, rímel, iluminador, moda urbana, batom, mais rímel, gloss, lojas, salão, spray-fixador, esmalte, moda, eventos, hidratante labial;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação