Revista

Tão longe, tão perto

A internet virou aliada de mães que moram longe de suas famílias

postado em 06/05/2011 20:53
Olívia Meireles
Carolina Samorano ; Especial para o Correio


Maria Clara e João: uma grande família no mundo inteiroSão muitos os blogs recheados de fotos e posts que registram crianças brasileiras crescendo em diversos locais do mundo. Normalmente, de início, eles tem como objetivo manter contato com a família que mora longe. Aos poucos, ele vai se transformando em um local para receber conselhos de amigos, parentes e até desconhecidos. ;É lá que eu compartilho as facilidades e dificuldades de ser mãe e foi por causa dele que percebi não estar só: tem muitas outras mães brasileiras que estão longe de casa;, conta Maria Clara Machado, autora do blog Meu Menino Trigre (http://meumeninotigre.blogspot.com).


Por causa do trabalho, o marido dela ficou três meses em Londres e depois se mudou para Jacarta, na Indonésia. Ela estava grávida e ficou em Brasília. Por isso, ela montou o blog para o pai poder acompanhar o crescimento da barriga de longe. Quando chegou a hora de João nascer, o marido veio para Brasília. Assim que o neném pôde entrar em um avião, a família se mudou para Jacarta. Ela continuou o blog para que os parentes pudessem acompanhar o crescimento de João. ;Depois, percebi que o blog, na verdade, me aproximou muito mais de outras mães blogueiras, a maioria eu nem conhecia e nem sequer conheci pessoalmente;, explicou.

Por conta da sua página pessoal, Maria Clara ficou mais ligada em diversos assuntos sobre a maternidade, começou a acompanhar outros blogs e foi percebendo que tinha as mesmas preocupações de outras mulheres. As dicas vinham das mães que moram em outros países. Depois, ela consultava o médico local para ver como ; e se ; poderia aplicar aquelas dicas recebidas no blog.

Assim como Maria Clara, Luciana Azevedo também cria o filho fora do país. Ela e o marido Rafael são geólogos. A convite da mesma empresa, mudaram-se para Venezuela e, depois, para a Austrália, onde nasceu Nicolas, o primeiro filho do casal. Após o nascimento, Luciana optou por não trabalhar. Hoje, eles moram em Vancouver, no Canadá, e Luciana alimenta há dois anos o blog Nicolando por aí (http://nicolandoporai.worldpress.com). A ideia, a princípio, era manter a família informada, mas a página virou um lugar de desabafo e de busca de informações.

;O blog significa pausa para refletir minhas atitudes como mãe, reavaliar certas decisões e tentar encontrar o lado engraçado dos apertos. É quando estou escrevendo que consigo ver as coisas com mais clareza, por outra perspectiva;, analisa Luciana. Entre um desabafo e outro, Luciana comentava que gostava de fazer ilustrações. Foram as leitoras de seu blog que a incentivaram a abrir seu próprio negócio de ilustração. Agora, ela trabalha de casa e a maioria de suas clientes é de mães e leitoras. ;Sou eternamente agradecida a essas pessoas solidárias, que diariamente passam no meu blog, deixam recados carinhosos ou tiram seu tempo para compartilhar dicas, indicar textos que podem ajudar ou simplesmente deixar um abraço solidário. Tudo isso vai muito além do que eu esperava ao começar a escrever o blog e, com certeza, ameniza muito o fato de morarmos tão longe da família;, conclui.

Viajando com as crianças
Muitos pais blogueiros mostram que viajar com crianças é uma questão de organização e que pode ser bem divertido.

Eu viajo com meus filhos ()
Esse blog coletivo tem como objetivo a ajudar mães organizarem viagens com suas famílias. Mãe de diversos lugares do Brasil mandam sugestões e escrevem posts dando dicas sobre viagens e turismo nas cidades em que vivem. Elas te ajudam a escolher o hotel, organizar atividades e dão dicas de como controlar os filhos em um avião. É só escolher o destino que, com certeza, tem alguma dica para você.

Felipe, o pequeno viajante ()
O casal Claudia e Marlon Pegoraro sempre dividiu o amor pelas viagens. Durante anos, adiaram o sonho de ter filhos, pois sempre tinham um roteiro programado. Até que um dia, Felipe, o primeiro filho do casal, nasceu. Eles descobriram que viajar com ele era também divertido. O próximo destino da família é uma viagem ao redor do mundo. Ela começou semana passada e já está lá no blog.

Viajando com pimpolhos ()
A ideia do blog é desmistificar a ideia de que viajar com crianças não dá certo. Diversos blogueiros se juntaram para sugerir roteiros feitos por famílias de verdade. A ideia é dar dicas bem úteis para facilitar a viagem das crianças. E, principalmente, sugerir programas que possam agradar adultos e crianças.

NY with Kids ()
Paula Homor é advogada, estudou nas melhores escolhas do mundo e acabou abdicando de tudo para morar com o marido em Nova York. A escolha entre ficar em casa com a filha recém-nascida ou trabalhar a dividiu. Mas acabou optando pela segunda. Por isso, ela fez um blog contar sobre a sua vida de mãe em Nova York. Entre um post e outro, ela conta a história da pequena Nina e dá dicas bacanas sobre o que fazer na cidade com as crianças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação