Revista

Entenda o processo da fibromialgia. Mulheres sofrem mais

postado em 29/05/2011 18:20

Para entender o processo da fibromialgia, segundo Jacob Teitelbaum, diretor do Fibromyalgia and Fatigue Centers, é preciso pensar nela como uma crise ;energética;, na qual os esforços colocados sobre o corpo humano destroem sua capacidade de produzir energia suficiente para que se mantenha em pleno funcionamento. Em essência, é semelhante ao que ocorre na nossa casa se sobrecarregarmos o circuito elétrico, queimando um fusível ou acionando um disjuntor. Nesse caso, o disjuntor é o principal centro de controle do cérebro, o hipotálamo. Essa área controla o sono, a função hormonal, a sudorese e a pressão arterial. ;Além disso, a energia inadequada resulta em músculos bloqueados na posição encurtada (músculos são como uma mola, requerem mais energia para relaxar do que para contrair). Isso resulta em dor crônica, cuja consequência é a amplificação do sinal de dor no cérebro (chamado de sensibilização central);, exemplifica o médico.

Essa crise de energia pode ser causada por ; literalmente ; dezenas de tensões. ;Existem vários gatilhos. Tem pessoas que começam com dores localizadas, outras começam a sentir a dor de uma vez, no corpo todo. Alguns casos são desencadeados após um trauma físico, como um acidente ou uma cirurgia, ou mesmo um trauma psicológico que gerou grande tensão;, explica o reumatologista Eduardo Paiva. Os gatilhos podem ser infecções, deficiências hormonais (por exemplo, a causada por hipotireoidismo), distúrbios do sono (como a apneia ou a síndrome das pernas inquietas), deficiências nutricionais, relacionamentos estressantes, lesões e até gravidez. Ou seja, assim como existem inúmeras maneiras de fundir um disjuntor na própria casa, há inúmeras formas de fazê-lo em seu corpo também.

Mulheres sofrem mais

Dados do estudo da Associação Internacional para o Estudo da Dor apontam que 4% da população mundial sofre de fibromialgia. Desses, pelo menos 80% são do sexo feminino. ;Isso é comum para muitas doenças autoimunes e outras que afetam a função imunológica, como a artrite reumatoide e o lúpus. A disfunção imune é uma parte importante da fibromialgia;, resume o médico Jacob Teitelbaum. Segundo a fisiatra Ana Paola, integrante da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, a predominância se dá entre mulheres brancas, na faixa etária de 35 a 54 anos. ;Também pode existir um componente genético. Familiares de fibromiálgicos têm oito vezes mais chances de desenvolver a síndrome;, ressalta Ana Paola.

A administradora Branca Neves, 48 anos, se encaixa no padrão da doença. Em 2005, começou a sentir fortes dores no joelho. Começou a fazer fisioterapia. Mas as dores se espalharam pela coluna. ;Passei um ano indo para a emergência, ortopedistas, neurologistas e outros ;istas;, com dores nas pernas e na coluna. Não conseguia compreender a razão de tantas dores. Tomava medicamentos fortes que deixavam minha mente absolutamente confusa e sem condições de desempenhar atividades no trabalho ou de dirigir;, conta. Aos poucos, Branca começou a se isolar de amigos, familiares e, quando não estava no trabalho, estava deitada. ;Doía todo o corpo. Enxaquecas, insônia, formigamentos, depressão, ganho de peso. Parecia um zumbi;, testemunha.

Numa crise, o ortopedista fez o teste dos 18 pontos, e a encaminhou ao reumatologista, com o pré-diagnóstico de fibromialgia. Na mesma semana, Branca foi a uma palestra sobre o tema. A partir dos relatos que ouviu, repensou a importância de dividir os problemas com amigos e familiares. ;Antes, não tinha coragem de falar para a minha família. Eu era uma ;fortaleza; e essa doença não tem evidências visíveis. Ficar reclamando sem causa aparente era complicado.; Após a confissão, a vida de Branca ficou mais leve. Teve total apoio da filha e começou os tratamentos alternativos. ;Há um ano, não sofro fortes crises, apesar da dor estar sempre presente. Aprendi a conviver com ela.;

Caminho alternativo


Foi após a cesariana realizada no nascimento do segundo filho que a bancária Carin R;pke, 50 anos, percebeu que algo muito ruim ocorria em seu corpo e, consequentemente, com sua mente. Sua rotina de trabalho era das mais puxadas. Chegava a ficar até 12 horas resolvendo problemas no banco. Quando voltou da licença-maternidade, começou a sentir pequenas fisgadas dolorosas nas bochechas. Em alguns dias, a dor passou a ser extremamente forte, e já tensionava todo o rosto. ;Toda hora eu ia para os ambulatórios tomar injeção contra a dor, porque nenhum analgésico funcionava. Era muito sofrimento. Meu corpo todo doía muito e eu não tinha força nem para pentear meu cabelo. Ainda mais terrível era saber que todos achavam que eu fazia encenações para chamar atenção;, lembra.
Carin, 50 anos, recorreu à magnetoterapia e a um colchão especial
Carin fez baterias de exames, e nada era diagnosticado. Depois de um ano tratando as dores com anti-inflamatórios e relaxantes musculares, seu médico disse que talvez ela fosse vítima de uma doença nova, chamada fibromialgia. ;Me mandaram para a homeopatia, para a medicina ortomolecular e, mesmo que as dores melhorassem um pouco, eu ainda sofria muito. Não dormia nada bem. Era um martírio. Lembro um dos momentos mais difíceis, quando minha filha pequenininha veio me abraçar forte e a minha vontade, em vez de curtir aquele momento, era de chorar de dor;, relata.

A vida de Carin começou a melhorar depois que, por indicação de um amigo, começou a fazer magnetoterapia, com o uso de um colchão especial. ;O colchão tem pequenos ímãs e infravermelhos longos. Eles têm ação anti-inflamatória reconhecida pela OMS (e também pela Food and Drug Administration) e aquela foi a primeira vez que eu dormi uma noite inteira, depois de muito tempo;, conta. Segundo a bancária, a magnetoterapia, unida a um colchão mais rígido, que alinhou sua coluna, melhorou a oxigenação do cérebro e as dores melhoraram em quase 80%. ;Me senti melhor, comecei a hidroterapia e a fisioterapia e raramente tenho crises;, comemora. Hoje, Carin ganha a vida revendendo os tais colchões e outros artigos para fibromiálgicos e pacientes de dor crônica. ;Quero ajudá-los, assim como fui ajudada.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação