Revista

Mulheres de luta

As atividades de luta invadem as academias e conquistam de vez o público feminino. Conheça as preferidas delas e saiba quais são os seus maiores benefícios

postado em 16/06/2011 16:50
As lutas costumavam ser um território predominantemente masculino. Com muito suor, esforço físico e liberação de energia, não costumava atrair as mulheres. Com medo da orelha de couve-flor, deformação comum entre lutadores, e das possíveis lesões, elas preferiam, muitas vezes, permanecer no papel de espectadora. Porém, as lutas se popularizaram e migraram, em versão menos violenta, para as academias. Sem combate direto, o risco de se machucar diminuiu e as mulheres descobriram os benefícios do exercício para o corpo. Conheça algumas das modalidades mais praticadas por aquelas que buscam o corpo perfeito e melhor qualidade de vida.

Tae fight
Em uma aula de tae fight, é possível gastar até 500 calorias;O tae fight é uma atividade completa, que trabalha a força, a parte aeróbica e alivia o estresse;, explica o professor Carlos Eduardo Estrela. A modalidade, que mistura todas as artes marciais, tem alto gasto calórico ; são perdidas de 300 a 500 calorias em uma só aula ; e é indicada para quem quer emagrecer. ;Dá para perceber uma diminuição na gordura do abdome com um mês de prática, é ótimo para quem quer secar as gordurinhas;, explica o professor.
Durante a aula, que é ministrada em duplas ou trios, um aluno segura o equipamento de contato enquanto o outro, munido de uma luva específica, soca e chuta. Não há contato direto entre os alunos, a ação fica retida no equipamento. São bastante trabalhados os músculos da cintura escapular ; trapézio, ombros, braços, quadril e abdome ; e os membros inferiores. ;É uma atividade muito intensa, trabalhamos também a parte cardiorrespiratória. A aula não é indicada para quem tem pressão alta, problemas no coração ou de articulação ; uma vez que o quadril, os joelhos e os ombros são bastante requisitados;, lembra Carlos Eduardo.
Segundo o professor, a maioria das pessoas que procuram a modalidade é de mulheres. ;A mulher agora tem interesse pela arte da luta para aprender defesa pessoal e procura o tae fight pelo intenso gasto calórico, por não ter contato físico e por aliviar o estresse.; A servidora pública Danyelle Lemos, 29, pratica a atividade há dois anos. ;Depois de uns dois meses de treino, dá para reparar uma grande redução de medidas: a cintura afina, os músculos ficam mais definidos, o condicionamento físico e a respiração melhoram bastante. É inacreditável;, conta. Danyelle afirma que a aula de tae fight é um dos momentos preferidos da semana, pois, além de ser uma atividade física, ajuda a aliviar a tensão. ;A aula é bem descontraída. Na minha turma, somos um grupo unido, faltamos pouco. Como é a simulação de uma luta, também é a hora de colocar o estresse para fora e relaxar.;
Agradecimento: Academia Vip Training

Boxe
Marcela pratica boxe há oito anos: braços bem torneadosA modalidade começou a ser difundida no Brasil depois que o lutador Acelino ;Popó; venceu o campeonato mundial, em 1999. Com a popularização do esporte, ganhou as academias e hoje tem lugar de destaque entre as atividades oferecidas. Segundo o professor Carlos Lemos, usa-se a prática do boxe ; com socos e movimentação das pernas ; como se os alunos estivessem treinando para combate, mas com menor intensidade. São trabalhadas a velocidade nas pernas, o reflexo, a parte cardiorrespiratória e a definição dos músculos. O professor explica que, pela grande quantidade de movimentos, são gastas cerca de 600 calorias em 45 minutos de treino.
Durante a aula, não é só o boxe que tem vez. Para aquecer, os alunos correm, enquanto trabalham movimentos do boxe sem a luva. Em seguida, todos pulam corda para aumentar a função cardiovascular. E aí sim vem a luta, contra um saco de pancadas ou um boneco, que simulam o adversário. ;Damos pequenos intervalos para cansar bem o pessoal. É o que eles querem: entrar em forma. Ninguém aqui quer combate. É uma aula bem movimentada, para segurar os alunos na academia, tanto que a musica é usada para animar a galera;, explica Carlos.
A estudante Marcela Peixoto, 22, conheceu a modalidade quando ainda era novidade nas academias, se identificou e é adepta do boxe há oito anos. ;Na aula, eu relaxo, desestresso e solto a tensão. Além disso, o exercício melhora o condicionamento físico e realmente emagrece;, conta. Marcela explica que a parte que mais gosta nas aulas é bater nas manoplas ; aparelho que fica não mão do professor e é usado para receber os socos ; e de pular corda. Os resultados de toda essa atividade foram claras para a estudante. ;A gente fica com o braço bem torneado e definido, o que melhora bastante o desempenho na musculação. Além disso, a perda de peso foi bem rápida.;
Agradecimento: Academia Resistência Física

Capoeira
Por ser completa na sua complexibilidade de movimentos, dentro de uma mesma aula a capoeira é capaz de desenvolver força muscular, potência, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, alongamento, destreza, ritmo e musicalidade. Pelo menos é o que garante Leonardo Quaranta, o contramestre Pingo. Além de todos esses benefícios, a capoeira melhora a capacidade cardiorrespiratória e atua como meio de sociabilização entre os alunos.
A luta inventada como meio de defesa dos escravos, começou disfarçada de dança e só teve sua prática liberada na década de 1930. Usando instrumentos de percussão, canto e palmas, é uma atividade lúdica que ainda ajuda a perder peso. ;Em uma aula destinada a alunos mais graduados e que tenham um nível técnico elevado, é fácil queimar uma média de 800 a 1.000 calorias;, afirma Leonardo. Não há contraindicações para a prática da modalidade, é preciso apenas ser orientado por um professor graduado, que respeitará a individualidade do aluno para evitar lesões causadas pela execução errada dos movimentos.
Segundo Leonardo, a capoeira é muito procurada pelas mulheres por definir os músculos, queimar gordura e por fortalecer as pernas e os glúteos. A empresária Elisângela Moraes, 31, conta que só ouviu falar da capoeira aos 18 anos e que não pratica a modalidade para emagrecer. ;Caí de paraquedas e me encantei com a música, com os instrumentos e com a dança, que, ao mesmo tempo, é uma luta e um jogo;, lembra. Elisângela já pratica capoeira há 10 anos e explica que o que mais gosta na atividade é a história. ;Gosto de pensar em como surgiu a capoeira, lembrar a luta dos negros capoeiristas para chegarmos onde estamos, onde posso praticar capoeira sem ser abordada pela polícia.; Quanto aos benefícios físicos, a empresária explica que a atividade não a deixa engordar, por movimentar todo o corpo.
Agradecimento: Aruê Capoeira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação