Revista

Macho fashion man

Três amigos criam um blog para brincar com a febre fashion na blogosfera e lançam a polêmica: até que ponto os homens se interessam por moda?

postado em 01/07/2011 17:24

Vinícius, Matias e Gabriel, do blog Todo Dia um Look: brincadeira com o chamado mundo fashionA vibe dos looks não segue o mainstream e nada pode ser recém-lançado porque é out. As peças têm um aspecto vintage, com furos e elásticos frouxos, e há sempre a preocupação em ser trendsetter, mesmo com um sapato do tempo do avô ou aquela camiseta da turma do ensino médio. Até porque, no mundinho fashion, não é qualquer outfit que garante sucesso, e os rapazes do blog Todo Dia um Look (www.tododiaumlook.com) sabem disso. Se você não entendeu nada do estilo deles nessas primeiras linhas, não se acanhe. A grande intenção dos criadores é, realmente, brincar com todo esse mundaréu de termos.

;Achamos legal gente que encara o blog como uma inspiração para ter coragem e sair bagaceiro pra comprar pão, levando menos a sério a mina muito magra que usa uma calça com os fundilhos no joelho;, explica Vinícius Perez, 20 anos, que trabalha com pesquisa on-line e faz quadrinhos na Confraria Onanista. O blog se completa com Matias Lucena, 27, que lida com publicidade, ilustração e quadrinhos, e Gabriel Von Doscht, 27, que faz trabalhos com planejamento de marketing e produção de conteúdo. Juntos, eles postam textos ilustrados com produções que estão no limiar da bizarrice fashion, mas que, para o dia a dia (e para quem anda na rua além dos shoppings) soam bem razoáveis, já que eles estão longe de se importar com julgamentos.

;É meio que nosso estilo mesmo. Eu e o Vinícius trabalhamos em casa e, na maioria das atividades cotidianas, usamos as mesmas roupas postadas no blog. O Matias se veste melhor para não ser demitido;, define Gabriel. Mesmo que eles garantam não fazer qualquer apologia antimoda, o blog vem fazendo sucesso, principalmente entre mocinhas desesperadas para entender o porquê de seus namorados, maridos ou ;ficantes; não se preocuparem em vestir aquela camiseta do Super Mario pela enésima vez. Entretanto, eles sabem que, mesmo em menor escala que as mulheres, os homens também já foram fisgados pelo fashion e, apesar da diversão em subverter os conceitos, ficar completamente à margem do que é tido como bem vestir soa mais como alienação.

;Em teoria, é impossível para qualquer homem não se envolver com a moda, já que ela não se relaciona somente com a roupa. Ninguém se veste de olhos fechados, só pegando algo no guarda-roupas;, afirma Gregory Martins, editor do blog de moda masculina Trend Coffee (www.trendcoffee.cc). Para ele, seja com relação a macrotendências ou na hora de escolher a gravata do trabalho, o homem se preocupa com o que veste porque isso faz parte da sua rotina. ;De forma geral, é claro que cada um pode se vestir exatamente como quer. Mas todos ao redor também se preocupam com o que você coloca e, mais ainda, as mulheres querem ver se a roupa expressa o que o cara é de verdade;, diz Gregory.

Mesmo os rapazes jogados do blog sabem disso. Matias acredita que as moças valem todo o esforço fashion, até porque, para ele, ;o homem que se dá o luxo de ser sempre mal vestido, também se dá o luxo de não receber sexo oral;. Todos, entretanto, têm limites: Vinícius não consegue usar calça em janeiro ou fevereiro; Gabriel é daltônico e tem dificuldade em combinar as roupas; e Matias tem um emprego, mesmo que volta e meia esqueça que tem 27 anos e não 15, e não pode se vestir como quer. Apesar de soar como uma grande zombaria, o que se vê ali, de certa forma, também ajuda moços que precisam entender melhor esse mundo.

Na vida real
Thiago Chaibub, 21 anos, tenta fugir dos estereótipos na hora de se vestir: sem se importar com as opiniões alheiasPara Marco Antônio Vieira, coordenador do curso de moda do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), o cenário contemporâneo já pressupõe a busca por um estilo próprio, o que derruba a necessidade de seguir apenas as ideias impostas pelo que se vê nas passarelas, aproximando mais o homem dessa realidade. Isso dá mais liberdade a eles na hora de escolher como se vestir, mesmo que não os exima da preocupação em escolher o que os deixa mais bonitos. ;As ideias da moda já chegaram de cima para baixo e, a partir dos anos 1950, de baixo para cima, ou seja, das ruas. Agora, vivemos a horizontalidade: todos os aspectos ditam tendências.; Apesar dessa maior liberdade, Marco Antônio ainda critica o homem brasileiro. Para ele, qualquer proposta mais ousada ainda é vista como uma ameaça à virilidade, e a identidade de grupo que as elites impõem acabam influenciando todos ; como aquele grupinho de garotos abastados em suas camisas polos praticamente idênticas.

O estudante de artes plásticas Thiago Chaibub, 21 anos, tenta fugir desses estereótipos que exigem uma mesma peça de todos ao redor. Ele diz que se incomoda com a preocupação exagerada com a imagem e, por isso, procura ao máximo não se importar com as opiniões alheias. ;Quando nos preocupamos demais com a imagem, todo comportamento acaba sendo superficial, de não ser o que se é. É um caminho muito errado para se tomar.; Para o jovem, que diz ter sido muito reprimido em seus desejos durante a infância, hoje o importante é se sentir bem, independentemente da roupa.

;Se eu vou conversar com alguém e a pessoa vem cheia de opiniões e críticas à forma como me visto, não vou querer nada com ela. Eu nunca ponho uma roupa para me sentir arrumado.; Nem para ficar bagunçado. Para Thiago, o importante é estar acima dos olhares tortos, já que, segundo ele, não há como escapar da moda, pois todas as peças vendidas foram criadas a partir dela. ;É meio esquisito, porque não há como parecer diferente sem chamar atenção e as pessoas, por serem tão preocupadas com imagem, estão sempre julgando. Mas hoje faço o esforço de me sentir mais a vontade.;

Para Gregory Martins, mesmo que de forma mais cômica, blogs como o Todo Dia Um Look servem para informar os homens sobre o universo da moda. ;Aqueles que não estão acostumados aos termos podem se interessar em conseguir mais informação. E, de certa forma, os rapazes do blog também criam um estilo próprio.; E, de quebra, mostram que, mesmo sem vestir a última peça, um homem pode preocupar-se com moda, mesmo que com humor.

;A gente é moderninho, sai com moças moderninhas, tem empregos moderninhos, e acabamos consumindo moda de algum jeito. O grande barato, no fundo, é ser chamado para falar de moda em veículos grandões no lugar das guriazinhas de fato bem vestidas que não ficavam com a gente no ensino médio;, completa Gabriel.

Glossário fashion
Montar looks que parecem ;desmontados; é uma tarefa simples para os rapazes do Todo Dia Um Look. O mais difícil mesmo é fazer as piadas que acompanham os textos. Matias resume: ;Para montar os looks, a gente abre o guarda-roupa, que no caso do Vinícius é uma caixa de papelão, e pega a primeira coisa que aparece;. Abaixo, a versão dos rapazes para os termos de moda usados por eles nos textos:

Trendsetter: aquele que dita as tendências. O rico que viaja muito. Normalmente, nunca lavou uma louça.
It-girl: garota que cobra mais do que R$ 300 por um tweet patrocinado.
Vintage: aquela calça que você ganhou da igreja na campanha do agasalho.
O Diabo Veste Prada: filme sem graça onde não aparece ninguém sem roupa.
Color Blocking: não sabemos o que significa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação