Revista

Plástica com segurança

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias estéticas. Conheça aqui respostas para algumas das dúvidas mais frequentes dos pacientes

postado em 02/09/2011 09:23

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias estéticas. Conheça aqui respostas para algumas das dúvidas mais frequentes dos pacientes

PERGUNTAS RECORRENTES

Rosto
Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?
Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre depois dos 30 anos.

Como ficará minha respiração depois da cirurgia no nariz?
A rinoplastia também tem o objetivo de melhorar as condições respiratórias do paciente, quando essas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório (algumas semanas), isto se deve ao fato do inchaço na parte interna do nariz. O edema é considerado normal. A dificuldade respiratória também ocorre em virtude da alteração da elasticidade das asas das narinas. Com o decorrer do tempo, tende a se normalizar.

Corpo
A lipoaspiração corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?
Geralmente, sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax %2b abdome), pode se obter um resultado bastante natural. Também tem grande importância, sob esse aspecto, a espessura da gordura que reveste o corpo.

Depois de uma cirurgia de barriga para a retirada de excesso de gordura e de pele, é possível ter filhos sem prejudicar o resultado?
O médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que, na gestação, o peso seja controlado. Entretanto, o ideal é que a mulher não tenha mais filhos depois de se submeter a uma dermolipectomia abdominal.

A lipoaspiração deixa cicatrizes?
As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis. A cicatriz só adquire o seu formato definitivo um ano e seis depois da cirurgia.

Existe correção para as cicatrizes hipertróficas e queloides ?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes antiestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com a evolução natural do período de cicatrização. Qualquer dúvida a respeito deverá ser esclarecida com o seu cirurgião, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz.

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?
As mamas terão seu volume aumentado por meio da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Pode-se escolher o novo volume, pois há vários tamanhos de próteses de silicone disponíveis. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama operada passará por vários períodos evolutivos. Nenhuma será ;perfeita; no pós-operatório imediato. O aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade) só poderá ser visto três meses depois da operação ; ou, em alguns casos, só após um ano.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

SAIBA MAIS
Além de ficar atento às recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), você poderá se informar sobre o assunto durante o workshop Consulta Aberta de Cirurgia Plástica, a ser realizado durante a segunda edição do Bazar de Moda ; Revista do Correio. O workshop ocorrerá às 11h30 de 17 de setembro, na sala que será montada no Pontão do Lago Sul. ;Esse tipo de iniciativa contribui para maior informação da comunidade e derruba falsos mitos sobre cirurgias estéticas e reparadoras;, afirma o cirurgião plástico Carlos Carpaneda, um dos dois membros da regional DF da SBCP que responderão às perguntas de quem for à palestra. Ao seu lado, estará o médico Luciano Chaves, responsável pela elaboração das normas sobre operações estéticas para a SBPC. ;As pessoas não devem fazer procedimentos sem antes se informar sobre o local, se há centro cirúrgico em condições de atender casos de emergência e se um anestesista estará presente na sala de cirurgia;, recomenda Chaves.

Workshop Consulta Aberta de Cirurgia Plástica
Com os cirurgiões plásticos Carlos Carpaneda e Luciano Chaves
Data: 17 de setembro
Horário: 11h30
Local: Pontão do Lago Sul
Mais informações sobre este e os outros workshops pelo site da Revista ou pelo Blog da Revista (http://www.dzai.com.br/revistadocorreio/blog/revistadocorreio).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação