Revista

O novo cafezinho

Como ingrediente de pratos e de drinks, a bebida mais tradicional do país ganha novos sabores e aromas

postado em 29/09/2011 15:37

Como ingrediente de pratos e de drinks, a bebida mais tradicional do país ganha novos sabores e aromasDa próxima vez que alguém sugerir o velho cafezinho, fique atento. Pode vir à mesa uma taça de martini, um peito de frango, um sorvete ou mesmo uma pastinha para passar na torrada. No país onde 99% dos lares consomem o tradicionalíssimo café brasileiro, o uso do grão tem sido reinventado pelas mãos de profissionais ultragabaritados. É o caso da cafeóloga Eliana Relvas, consultora de café da rede Pão de Açúcar e uma das maiores especialistas brasileiras no assunto. A moça defende que o café está cada vez mais presente na gastronomia, muito além do velho cafezinho filtrado. Mas sem desmerecê-lo ; toda manhã, Eliane passa seu café no velho filtro de papel, como milhares de donas de casa.

;A questão é que o brasileiro está cada vez mais interessado em expandir seu conhecimento, especialmente nessa área de gastronomia. E com isso acaba valorizando mais o café;, afirma Eliana. O processo é mais ou menos igual ao que ocorreu com o vinho, a cerveja e, agora, com o chocolate. Um produto que já era adorado, passou a ser encarado de um jeito novo. Um novo potencial de nuances gustativas foi descoberto e o café deixou de ser apenas amargo para ser também amadeirado, amendoado, adocicado, entre milhares de notas sensoriais. A prática de sorver o cafezinho também o atrai para novas praias, além do café da manhã, o cafezinho do trabalho, ou o ;expresso e a conta do restaurante;. Segundo a especialista, você pode tomar seu café como um chá, acompanhando uma refeição. Pode tomar um café enquanto prova diferentes tipos de queijinhos, como parte integrante de uma sobremesa ou com um drink. São inúmeras as possibilidades.

Quanto mais a pessoa se abrir para a experiência, naturalmente, vai se tornando uma apreciadora do café. Do tipo que distingue um grão fino, um grão com uma torra diferenciada. ;Sem perceber, você vai armazenando um banco de registros de sabores na cabeça. Isso é raro hoje porque, mesmo que 99% das casas brasileiras tenham café ali na dispensa, as pessoas optam sempre pela mesma marca. São fiéis ao cafezinho que gostam e acabam não provando outros sabores;, opina.

O comportamento geral é compreensivo, uma vez que, em geral, ninguém tem grandes instruções de como comprar um café que seja definitivamente bom. Tanto um suave, quanto um forte, e com diferentes tipos de colheitas, torra, moagens e até a forma que você vai preparar ; na cafeteira italiana, na máquina de expresso, no coador de pano ou de papel ; tudo isso vai influenciar no resultado final. Ou seja. Um café que ficaria maravilhoso filtrado não cairia tão bem em outra forma de preparo. A dica para saber se o café está bom é simples: ;Quanto melhor o café, menor a necessidade de colocar açúcar;, explica a cafeóloga. ;Já aconteceu de clientes experimentarem um café extremamente fino, com açúcar, e não gostarem do resultado. Pedi que experimentassem mais uma vez, sem açúcar, e eles adoraram. O café puro tem que trazer uma certa doçura para a boca, mesmo que branda, e deve ter um peso também. Depois que você engole o líquido, é importante também que o gosto que permanece na boca seja agradável. Esse é um café bom.;

Para quem vai fazer o velho cafezinho em casa, algumas dicas básicas: o ponto certo da água para o café é quando essa começa a fazer borbulha grandes. Essa é a temperatura ideal para que os óleos aromáticos sejam ressaltados. Se água estiver borbulhando há muito tempo, ela perde o oxigênio e o café perde todo o frescor. O açúcar, se for uma opção, deve ser colocado no cafezinho pronto. Nada de deixá-lo na água fervendo, pois altera todo o processo de ebulição da água, alterando o resultado final. Por fim, a dica é aproveitar o sabor do café e integrá-lo a novas situações. Eliana ensinou para a coluna duas bebidas deliciosas, simples e surpreendentes. Como um bom cafezinho deve ser.


Como ingrediente de pratos e de drinks, a bebida mais tradicional do país ganha novos sabores e aromas
Ingredientes
1 dose de espresso (50ml)
1 casca de limão de 2cm
3 cubos de gelo
10g de açúcar
1 colher de sopa de geleia de menta

Como fazer
Misture os ingredientes na coqueteleira e bata. Para servir, passe a borda do copo (pode ser de Dry Martini) no limão e, em seguida, no açúcar cristal. Despeje o conteúdo da coqueteleira no copo e sirva a seguir.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 porção (230 ml)

Como ingrediente de pratos e de drinks, a bebida mais tradicional do país ganha novos sabores e aromas
Ingredientes
1 colher de sopa de Ovomaltine
1 colher de sopa de leite condensado
120ml de leite vaporizado
1 espresso curto

Como fazer
Em uma taça, coloque, em camadas, o Ovomaltine, o leite condensado e o leite vaporizado. Jogue o café delicadamente e enfeite com Ovomaltine. Sirva com uma colher para mexer.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 porção

Eliana Relvas
www.elianarelvas.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação